NOTA DE PESAR DA DIREÇÃO DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO DA UnB (FAC UnB) PELO FALECIMENTO DA FORMANDA DE JORNALISMO LORENA PEREIRA DA COSTA

A Direção da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC UnB) expressa sincero pesar pelo falecimento da jovem formanda de jornalismo LORENA PEREIRA DA COSTA ocorrido na madrugada de hoje, 1˚ de julho de 2020, em Santa Maria, DF, vítima da Covid-19.

A Faculdade de Comunicação traz à luz  a manifestação da docente Suzana Guedes Cardoso, orientadora de Lorena: 

Carta em memória de Lorena Costa

À primeira vista, uma moça séria e reservada. Em um segundo olhar, o semblante tornava-se relaxado e a gargalhada solta. No decorrer dos meses, em conversas acadêmicas, havia ali uma inteligência ímpar jamais revelada de imediato, pensamento ágil e lógico, rápido como uma águia e afiado como uma lâmina. Aprendeu a programar jogando vídeo games. Veja só que facilidade. Cursou a minha disciplina de Webdesign em Jornalismo, no Departamento de Jornalismo, Faculdade de Comunicação da UnB em um silêncio ensurdecedor. Meses depois de cursar a disciplina, Lorena Costa foi-me apresentada amigavelmente pelo colega Eder Monteiro, membro do projeto Kiron que coordeno junto ao Programa Aprendizagem do Terceiro Milênio (A3M/CEAD/UnB). Nativa digital, Lorena absorveu imediatamente os princípios fundamentais do projeto de pesquisa Kiron, que contempla ambientes multiusuários e multiplataformas 3D baseados em recursos multimídia, realidade virtual, textos, chats, animação e interatividade por meio de avatares.  As plataformas virtuais correspondem ao 3D Multi User Virtual Environments (3D MUVEs), ambientes virtuais multiusuários em três dimensões também chamados de Metaverso ou Mundos Virtuais. O metaverso tem sido bastante utilizado mundialmente para o ensino a distância pela sua versatilidade,alta usabilidade e semelhança com o mundo real. No entanto, a inteligência multifacetada de Lorena não parou por aí. E para não ficar no singular, mas sim, no plural, sob a minha orientação e sob a supervisão do Prof Dr Edison Ishikawa, da Ciência da Computação – UnB,a aluna estava trabalhando no TCC “O que é notícia nos dados sobre o senso educacional do ensino básico divulgado pelo INEP”. O objetivo geral deste trabalho, já em andamento, seria desenvolver um programa na linguagem Python para extrair dados do banco de dados do INEP, sobre o Censo Escolar de 2017, não explorados enquanto notícia pela grande mídia. Nossa querida formanda Lorena estava dedicada aos projetos citados, assim como se preparando para o mestrado na Brunel University, Londres, Reino Unido.  Peço a permissão de lhe dizer, minha querida orientanda (in memorian), que continue voando alto, pois o céu não é o limite. Sinto muita gratidão de ter tido a oportunidade de conviver com você. Siga na paz e coberta pelo manto do amor. 

Também tornamos pública a manifestação do estudante Éder Monteiro, amigo de Lorena: “Eu perdi mais do que uma amiga. Perdi uma colega de faculdade e uma grande companheira de trabalho que ajudou muito no projeto de pesquisa que vínhamos desenvolvendo na UnB. Perdi uma amiga de todas as horas, alguém que eu podia falar de todos os assuntos. E dar muitas risadas.” Lorena, além da pesquisa, também acompanhava as atividades de Extensão da FAC, como o CineFAC, relata a Secretária Christiane de Araújo Santos: “Ela frequentava o CineFAC com regularidade e participava animadamente dos debates”. Da atuação na Semana Universitária da FAC, enviou-nos relato a professora Rose May, Coordenadora de Extensão da Faculdade: “foi monitora da nossa Semana Universitária. Percebi logo, pelo jeito inquieto de olhar, que as suas ideias e contribuições não demorariam a surgir. E assim foi. Lorena nos ajudou muito.” Dentre outras experiências de estágio de graduação, Lorena estagiou no Programa de Pós-graduação da FAC, sob supervisão da técnica-administrativa Carolina Calmon, e no portal do Correio Braziliense. O jornal dirigiu à FAC o depoimento do jornalista Humberto Rezende, editor supervisor do estágio: “No período em que estagiou aqui no site do Correio, Lorena se mostrou dedicada e responsável. Foi um prazer tê-la em nossa equipe, porque além de contribuir e ter bastante iniciativa, ela era uma pessoa agradabilíssima no convívio diário“.

A Faculdade solidariza-se com a família e com a noiva de Lorena; nosso coração está condoído, ainda assim expressamos gratidão a todas as pessoas que acorreram no apoio à Lorena. Agradecemos, pois, ao corpo docente, técnico e discente da FAC, ao Centro Acadêmico de Comunicação (CACOM), à Diretoria de Saúde da UnB (DAC/DASU/UnB) e, principalmente, às e aos profissionais de saúde do HRAN e do Hospital de Santa Maria.

Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para alertar quanto à imperiosa necessidade de fortalecermos a saúde pública no cenário da pandemia vigente, pandemia que tem interrompido vidas, inclusive de jovens como a nossa formanda Lorena Pereira da Costa,  em seus 28 anos.  

Pelo fortalecimento da saúde pública, que todas as vidas sejam preservadas e honradas.

                                                                                                                     

Brasília, Distrito Federal, 01 de julho  de 2020.

Dione Oliveira Moura
Diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
FAC UnB