Estágios

Em virtude da situação da pandemia vivenciada por todos nós, os contratos de estágio para assinatura, devem tramitar via sei.

Os contratos devem ser encaminhados em formato PDF, constando as assinaturas da empresa Concedente, Supervisor, Estudante e Agente de Integração (quando houver), para os e-mails a depender do curso do estudante:

      • Audiovisual ou Publicidade : enviar para Christiane Araújo –  christiane.araujo@fac.unb.br ;
      • Jornalismo : enviar para Renata – renata.pessoa@unb.br ;
      • Comunicação Organizacional enviar para Rosa/Fernanda – facorg@fac.unb.br ;

Antes de fazer contato com a secretaria para dúvidas, leia atentamente a lista de FAQ sobre estágios a seguir:

 

 

FAQ sobre assinatura dos Termos de Estágio na FAC-UnB e fase final na Reitoria

 

FAQ sobre assinatura dos  Termos de Estágio na FAC-UnB e fase final na Reitoria

Atualizado em: 19 de novembro de 2021

 

1 – COMO FUNCIONA O PROCESSO DE PEDIDO DE ESTÁGIO?

  1. A/O discente ou empresa faz o envio da documentação para o Departamento;  
  2. o Departamento faz a inclusão da documentação no SEI;
  3. a documentação é analisada;
  4. se estiver completa, o/a docente responsável assina a autorização e o processo é enviado para análise e assinatura do setor de estágios da reitoria (DEG/DAIA/CESG);
  5. caso não esteja completa ou faltem assinaturas, o Departamento entra em contato solicitando as devidas alterações;
  6. após o novo envio com as modificações solicitadas, o/a docente responsável assina a autorização e o processo é enviado para análise e assinatura do setor de estágios da reitoria (DEG/DAIA/CESG).

 

Obs.: Atualmente, no Departamento de Jornalismo, esse processo pode ser um pouco mais longo, caso o estágio seja presencial ou híbrido, porque tais estágios precisam ser autorizados pelo Colegiado antes de serem assinados pelo Departamento e enviados ao DEG/DAIA/CESG.

 

2 – QUAL DOCUMENTAÇÃO DEVE SER ENVIADA PARA O DEPARTAMENTO?

  1. Primeiro estágio: Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades;
  2. Renovação de Estágio: Termo Aditivo de Estágio e Plano de Atividades;
  3. Novo estágio e/ou Troca de estágio: Comprovante de Desligamento do Estágio anterior, Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades do novo estágio. O envio do comprovante de desligamento é fundamental para a assinatura de novo termo de estágio, porque a UnB não permite dois estágios simultâneos, salvo se a somatória dos dois não ultrapassar o limite de 30h semanais.

 

Obs.: Termo de Compromisso de Estágio e Termo Aditivo de Estágio precisam ter assinatura da/do discente, de representante da empresa e da empresa integradora (exemplo, CIEE, IEL etc.), caso exista. Já o Plano de Atividades, além das assinaturas já mencionadas, deve ter também assinatura da/do supervisor/a de estágio na empresa. Destacamos que as assinaturas podem ser físicas, eletrônicas ou híbridas, isto é, o documento pode conter tanto assinaturas eletrônicas quanto físicas simultaneamente.

 

3 – COMO DEVE SER ENVIADO O PEDIDO DE ESTÁGIO, QUEM ENVIA E PARA QUAL ENDEREÇO?

Como deve ser enviado e quem envia: A documentação de estágio deverá ser encaminhada pela/o discente ou pela empresa, juntamente com o plano de atividades, para um dos e-mails a seguir, conforme o curso:

Curso Audiovisual ou Curso Publicidade e Propaganda:  enviar para Christiane Araújo <christiane.araujo@fac.unb.br>

Curso Comunicação Organizacional:  enviar para Rosa/Fernanda <facorg@fac.unb.br>

Curso Jornalismo: enviar para Renata <renata.pessoa@unb.br>

 

4 COMO FAZER SE O TERMO DE ESTÁGIO NÃO TIVER SIDO ASSINADO ANTES DO ENVIO PARA O DEPARTAMENTO?

Caso o Termo de Estágio não tenha sido assinado (fisicamente ou eletronicamente), as partes envolvidas (discente, empresa, supervisor/a na empresa) poderão assinar via SEI, contudo deverão se cadastrar no link usuário externo abaixo e, após isso, enviar e-mail para a pessoa responsável pelo processo de estágio no respectivo Departamento do curso (ver endereços na Pergunta 3) informando sobre a realização do cadastro.

Link para Cadastro via SEI:
https://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

 

5 – QUAL O PAPEL DA FAC NO PROCESSO DE ESTÁGIO?

A FAC é responsável pela etapa intermediária do processo, na qual é feita a verificação dos documentos enviados pelo estudante ou pela empresa e do conteúdo das atividades descrita no plano de atividades. Após isso, estando tudo certo, a FAC faz o envio para assinatura final pelo setor de estágios da reitoria (DEG/DAIA/CESG). 

A FAC não faz a assinatura final do Termo de Estágio.

 

6 QUEM É RESPONSÁVEL PELA ASSINATURA FINAL DO TERMO DE ESTÁGIO?

A assinatura final do Termo de Estágio somente pode ser feita pela CESG, que é um setor do DEG/DAIA, ou seja, pela Reitoria. 

 

7 QUAL O CONTATO DA EQUIPE DEG/DAIA/DESG QUE É RESPONSÁVEL PELA ASSINATURA FINAL DO TERMO DE ESTÁGIO?

<cesg@unb.br>

 

8 – O/A ESTUDANTE PODE INICIAR AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO ANTES DA ASSINATURA DO TERMO DE ESTÁGIO PELA CESG, SETOR DA REITORIA VINCULADO AO DEG/DAIA?

Não. Ressaltamos que as atividades de estágio só podem ser iniciadas após a assinatura da documentação pela DEG/DAIA/CESG. 



9 – JÁ COMECEI A ESTAGIAR E AINDA NÃO ENVIEI A DOCUMENTAÇÃO, A CESG, SETOR DA REITORIA VINCULADO AO DEG/DAIA, FINALIZA A ASSINATURA DO TERMO COM DATA RETROATIVA?

Não. O DEG/DAIA/CESG não finalizam a assinatura do Termo de Estágio com data retroativa. É preciso ter atenção quanto à data de início do estágio e envio da documentação, pois o setor de estágios da reitoria (DEG/DAIA/CESG) não assina contratos de estágios com data retroativa, ou seja, data vencida. E, portanto, as e os estudantes não podem iniciar o estágio antes da assinatura do Termo pela CESG (Reitoria).

 

10 – QUAL O PRAZO PARA ASSINATURA DA DOCUMENTAÇÃO PELO DEPARTAMENTO E ENVIO AO SETOR DE ESTÁGIOS DA REITORIA (DEG/DAIA/CESG)? 

O prazo deve ser verificado no respectivo Departamento (COM, DAP, JOR), conforme o caso, mas leia as instruções da Pergunta 11 a seguir. Contudo, cabe destacar que a assinatura do supervisor/da supervisora de estágio da UnB no respectivo Departamento só começa a contar após o envio da documentação completa ou depois que forem sanadas todas as pendências em relação às assinaturas ou informações. Após isso, o processo é assinado e encaminhado ao DEG/DAIA/CESG cujo prazo independe do Departamento.

 

11 – QUANTO TEMPO É ADEQUADO DE INTERVALO ENTRE O DIA DE ENVIO DOS DOCUMENTOS PARA O DEPARTAMENTO (PERGUNTA 1) E O INÍCIO DO ESTÁGIO?

O DEG/DAIA/CESG foi consultado e informou, conforme Circular nº 40/2021/DEG, que o prazo de assinatura da documentação de estágio é de 10 (dez) dias corridos. Isto é, a data de início de estágio deve ser, no mínimo, de 10 (dez) dias após o envio da documentação completa (assinada e sem pendências). Ou seja, se você enviar a documentação completa para o Departamento no dia 11 de novembro, o início do estágio deveria estar previsto para 21 de novembro. 

Quando a data vem muito próxima (por exemplo, envio dia 11 de novembro e início previsto para 13 de novembro) muitas vezes tem ocorrido de perder todo o trabalho, pois o processo chega ao DEG/DAI/CESG com data de início vencida. Neste exemplo, se o processo chegar no DEG/DAIA/CESG dia 14 de novembro e a previsão de início seria 13 de novembro, o processo é devolvido ao respectivo Departamento sem a assinatura final no termo, pois isso é entendido como retroatividade.  Dessa forma, todo o processo teria que voltar ao ponto zero. Por esse motivo, recomendamos um intervalo mínimo de 10 (dez) dias entre a data de envio e a previsão de início do estágio.



Siga atentamente os passos indicados nas FAQ acima e, em caso de dúvidas, mantenha-se em contato conosco por meio dos endereços eletrônicos da equipe responsável pela assistência aos estágios na FAC-UnB. É nosso compromisso coletivo fazer o melhor para que todos estágios estejam plenamente regularizados. Sua atenção em cooperação com as secretarias dos Cursos é importante para evitarmos retrabalho e atraso no início ou renovação do seu estágio.

 

Atenciosamente,

Equipe da Secretaria Geral/FAC-UnB

 

Siglas de setores da Reitoria:

DEG: Decanato de Ensino de Graduação

DAIA: Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica, vinculada ao DEG

CESG: Coordenação de Estágios da Graduação, vinculada à DAIA e ao DEG