Estágios

Prezados,

Os contratos de estágio para assinatura, devem tramitar via sei, e por este motivo devem seguir as seguintes orientações:

Os contratos de estágio e o plano de atividades (que segue junto ao contrato) devem ser encaminhados em formato PDF, constando as assinaturas da empresa Concedente, Supervisor, Estudante e Agente de Integração (quando houver), para os e-mails a depender do curso do estudante:

  • Audiovisual ou Publicidade enviar para : estagio.dap@unb.br ;
  • Jornalismo  enviar para : estagio.jor@unb.br ;
  • Comunicação Organizacional enviar para : estagio.com@unb.br ;

Além do envio de contrato por e-mail é necessário que o estudante faça o pré cadastro do estágio no SIGAA, conforme instruções que seguem no site do DEG:
https://deg.unb.br/images/Diretorias/DAIA/cesg/estagio/manuais/manual_orientacoes_estagios_nao_obrigatorios_discentes.pdf

Também está neste link .

Antes de fazer contato com a secretaria para dúvidas, leia atentamente a lista de FAQ sobre estágios a seguir:

FAQ sobre assinatura dos  Termos de Estágio na FAC-UnB e fase final na Reitoria

Atualizado em: 10 de Março de 2023

 

1 – COMO FUNCIONA O PROCESSO DE PEDIDO DE ESTÁGIO?

a) A/O discente faz o cadastro do estágio no SIGAA; (ver manual)
b) A/O discente ou empresa faz o envio da documentação para o Departamento;
c) o Departamento faz a inclusão da documentação no SEI;
d) a documentação é analisada;
e) se estiver completa, o/a docente responsável assina o contrato, o SIGAA é atualizado (a secretaria anexará o contrato assinado no SIGAA) e uma cópia da documentação assinada é enviada para o e-mail de contato do/da discente;
f) caso não esteja completa ou faltem assinaturas, o Departamento entra em contato solicitando as devidas alterações;
g) após o novo envio com as modificações solicitadas, o/a docente responsável assina a autorização, o SIGAA é atualizado e uma cópia da documentação assinada é enviada para o e-mail de contato do/da discente.

 

2 – COMO DEVE SER FEITO O CADASTRO DO ESTÁGIO NO SIGAA?
A/O discente deve acessar a página do DEG e consultar o vídeo explicativo e/ou o manual com as respectivas orientações.
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=KRCAkvS7rbs e colocar aqui também o link para o arquivo que vamos anexar.

 

3 – QUAL DOCUMENTAÇÃO DEVE SER ENVIADA PARA O DEPARTAMENTO?

a) Primeiro estágio: Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades;
b) Renovação de Estágio: Termo Aditivo de Estágio e Plano de Atividades;
c) Novo estágio e/ou Troca de estágio: Comprovante de Desligamento do Estágio anterior, Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades do novo estágio. O envio do comprovante de desligamento é fundamental para a assinatura de novo termo de estágio, porque a UnB não permite dois estágios simultâneos, salvo se a somatória dos dois não ultrapassar o limite de 30h semanais.

Obs.: Termo de Compromisso de Estágio e Termo Aditivo de Estágio precisam ter assinatura da/do discente, de representante da empresa e da empresa integradora (exemplo, CIEE, IEL etc.), caso exista. Já o Plano de Atividades, além das assinaturas já mencionadas, deve ter também assinatura da/do supervisor/a de estágio na empresa. Destacamos que as assinaturas podem ser físicas, eletrônicas ou híbridas, isto é, o documento pode conter tanto assinaturas eletrônicas quanto físicas simultaneamente.

O Desligamento precisa ter assinatura da empresa concedente ou da empresa integradora.

Só é possível lançar o novo contrato após o cadastro do desligamento no SIGAA. Esse cadastro do desligamento no SIGAA é feito pela secretaria.

 

4 – COMO DEVE SER ENVIADO O PEDIDO DE ESTÁGIO, QUEM ENVIA E PARA QUAL ENDEREÇO?

Como deve ser enviado e quem envia: A documentação de estágio deverá ser encaminhada pela/o discente ou pela empresa, juntamente com o plano de atividades, para um dos e-mails a seguir, conforme o curso:

  • Curso Audiovisual ou Curso Publicidade e Propaganda: enviar para estagio.dap@unb.br ;
  • Curso Comunicação Organizacional: enviar estagio.com@unb.br;
  • Curso Jornalismo: enviar para estagio.jor@unb.br;

5 – COMO FAZER SE O TERMO DE ESTÁGIO NÃO TIVER SIDO ASSINADO ANTES DO ENVIO PARA O DEPARTAMENTO?
Caso o Termo de Estágio não tenha sido assinado (fisicamente ou eletronicamente), as partes envolvidas (discente, empresa, supervisor/a na empresa) poderão assinar via SEI, contudo deverão se cadastrar no link usuário externo abaixo e, após isso, enviar e-mail para a pessoa responsável pelo processo de estágio no respectivo Departamento do curso (ver endereços na Pergunta 3) informando sobre a realização do cadastro.

Link para Cadastro via SEI:
https://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

 

6 – QUAL O PAPEL DA FAC NO PROCESSO DE ESTÁGIO?
A FAC é responsável pela assinatura final do Termo de Estágio.

7 – O/A ESTUDANTE PODE INICIAR AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO ANTES DA ASSINATURA DO TERMO DE ESTÁGIO?
Não. Ressaltamos que as atividades de estágio só podem ser iniciadas após a assinatura da documentação.

 

8 – A/O DISCENTE PODE FAZER ESTÁGIO NO MESMO HORÁRIO DE DISCIPLINAS HÍBRIDAS, REMOTAS OU PRESENCIAIS? POR EXEMPLO,A/O DISCENTE POSSUI UMA DISCIPLINA DAS 14H ÀS 15H50MIN, PODE FAZER ESTÁGIO DAS 13H ÀS 19H?
Não. Conforme a Lei 11.788/08, as atividades de estágio devem ser realizadas em horários opostos das disciplinas acadêmicas. Mesmo no período da pandemia, não é permitido realizar atividades de estágio que tenham choque de horário com disciplinas do Curso de Graduação, pois a Instituição de Ensino Superior – UnB deve garantir o rendimento acadêmico de seus estudantes.

 

9 – JÁ COMECEI A ESTAGIAR E AINDA NÃO ENVIEI A DOCUMENTAÇÃO, É POSSÍVEL A ASSINATURA DO TERMO COM DATA RETROATIVA?
Não. É preciso ter atenção quanto à data de início do estágio e envio da documentação, pois a reitoria não permite a assinatura de contratos de estágios com data retroativa, ou seja, data vencida. E, portanto, as e os estudantes não podem iniciar o estágio antes da assinatura final da FAC.

 

10 – QUAL O PRAZO PARA ASSINATURA DA DOCUMENTAÇÃO PELO DEPARTAMENTO?
Na FAC-UnB, o prazo de assinatura pelo/a professor/a orientador/a é de 05 (cinco) dias corridos. Contudo, cabe destacar que a assinatura do supervisor/da supervisora de estágio da UnB no respectivo Departamento só começa a contar após o envio da documentação completa ou depois que forem sanadas todas as pendências em relação às assinaturas ou informações.

11 – QUAL O PAPEL DA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS DA GRADUAÇÃO DA REITORIA (CESG/DAIA/DEG)?
A Coordenação de Estágios da Graduação auxilia dando suporte ao cadastro dos novos estágio no SIGAA e na questão de convênios. Além disso, continua fazendo a assinatura final estágios mais antigos que necessitem de termo aditivo e/ou rescisão.

—–

Siga atentamente os passos indicados nas FAQ acima e, em caso de dúvidas, mantenha-se em contato conosco por meio dos endereços eletrônicos da equipe responsável pela assistência aos estágios na FAC-UnB. É nosso compromisso coletivo fazer o melhor para que todos os estágios estejam plenamente regularizados. Sua atenção em cooperação com as secretarias dos Cursos é importante para evitarmos retrabalho e atraso no início ou renovação do seu estágio.

Atenciosamente,

Equipe da Secretaria Geral/FAC-UnB