Alunos da FAC/UnB lançam projeto sobre o uso consciente das redes sociais

Desenvolvido para escolas, iniciativa conta com guia de boas práticas, cartazes e um jogo on-line educativo

Para alertar sobre o uso consciente das redes sociais, alunos da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília (UnB), criaram a campanha Conecte-se com Responsa. O projeto será lançado nesta sexta-feira, 30/6, Dia Mundial das Redes Sociais.

Desenvolvida por alunos da disciplina de Introdução à Comunicação, a iniciativa conta com um Guia de Boas Práticas, cartazes e um jogo on-line, disponíveis gratuitamente no Instagram @conexaoresponsa. Não divulgar informações falsas e não engajar discursos de ódio, mas acolher a diversidade, estão entre os alertas.

A intenção do projeto é oferecer um ambiente virtual leve, seguro e confortável a todos. E como os jovens são a maioria dos usuários nas redes, é fundamental abordar assuntos como tolerância à diversidade, veracidade de notícias, divulgação de informações pessoais, entre outros”, disse Arthur Eduardo de Araújo Ramos, aluno do 1º semestre de Publicidade e Propaganda, e um dos participantes da iniciativa.

Para Maria Luiza de Santana Dutra, estudante do 1º semestre de Publicidade e Propaganda, as pessoas falam muito sobre a importância do uso correto das mídias sociais, “mas poucos discutem como usar as plataformas com consciência”. “O projeto destaca-se ainda pela abordagem descontraída de conscientização, que atrai o público jovem com maior eficiência”, completou Gabriel Costa Ferreira de Macêdo, aluno do 1º semestre de Publicidade e Propaganda.

Pesquisa realizada pela McAfee, em 2014, aponta que 49% dos jovens já se arrependeram das informações que compartilharam nas redes. Além disso, o número de denúncias contra o discurso de ódio nessas plataformas cresceu 67,7% no ano de 2022, segundo a Safernet, organização de defesa dos direitos humanos em ambiente virtual. Essa intolerância tem como principais alvos grupos minoritários, como a comunidade LGBTQIAPN+, mulheres, negros,
indígenas, entre outros.

“As redes sociais têm desempenhado um importante papel na nossa sociedade, conectando pessoas de diferentes partes do mundo e ampliando vozes. No entanto, os desafios enfrentados no ambiente digital são significativos, incluindo o cyberbullying, a pressão para se encaixar em padrões irreais, a exposição a conteúdos prejudiciais e a dependência excessiva. É fundamental que os jovens sejam orientados sobre o uso responsável das redes sociais, cultivando uma consciência crítica para uma presença digital mais saudável e positiva”, disse o professor Paulo Almeida, orientador do projeto.

Serviço

Guia de boas práticas nas Redes Sociais

Onde acessar: Instagram @conexaoresponsa

Projeto Conecte-se com Responsa foi desenvolvido pelos alunos: Alice Dantas, Arthur Reis, Arthur Ramos, Aurora Silva, Brisa Praiano, Cindy Andrade, Dan Garcia, Davi Matos, Felipe Alves, Felipe Mota, Fillipe Silva, Gabriel Macêdo, Gabriela Pacheco, Gabriela Santana, Gabriela Sayuri, Grace Habit, Guilherme Barros, Guilherme Neves, Helena Almeida, Isabella Abitbol, Isac Paiva, Izadora Linhares, Larissa Procópio, Luan Medeiros, Luana Pereira, Luiza Freitas, Manuela Camargo, Marcelo Martins, Maria Fernanda Mendes, Maria Luiza Dutra, Matheus Silva, Mayara Sousa, Sônia Aguiar, Thaís Aguiar, Thaís Lima, Thamires Souza e Yasmim Souza. Orientação: Prof. Paulo Almeida.