O Ingresso

O perfil específico do ingresso do Curso de Comunicação Organizacional, assim, se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa ligadas aos campos mais tradicionais da Comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Audiovisual, como definem as Diretrizes Curriculares. Além disso, se caracteriza por conhecimentos, atribuições, funções e técnicas relacionados a atividades das organizações públicas e privadas, bem como das instituições do terceiro setor, com forte ênfase em elaboração de Políticas de Comunicação, Planejamento e Gestão em Comunicação.

Dessa forma o perfil do ingresso em Comunicação Organizacional se caracteriza:

1. Domínio dos princípios básicos e das técnicas e produção para as mídias tradicionais e novas mídias;

2. Capacidade de elaborar diagnósticos, prognósticos, planejamento e estabelecer as de Comunicação com os diversos públicos das organizações e instituições;

3. Capacidade para fazer a gestão das políticas de Comunicação nas organizações, para integrar esta política, seus projetos e programas com o planejamento geral, assim como com outras áreas dessas organizações e para gerir e estabelecer práticas de relacionamento com os diversos públicos, utilizando os instrumentos de Comunicação;

4. Capacidade para avaliar a política de Comunicação das organizações, utilizando as técnicas e instrumentos próprios de avaliação e para propor mudanças, justificando-as com base nos conhecimentos específicos da área, considerando a ética profissional e os aspectos sócio-econômicos e culturais do ambiente organizacional interno e externo.

5. Capacidade de planejar, gerir e tomar decisões profissionais sobre campanhas, projetos e atividades da área de Comunicação das empresas.

 

Competências e Habilidades

 

Com base nas Diretrizes Curriculares, o ingresso do Curso de Comunicação Organizacional deve ter competências e habilidades gerais do campo da Comunicação, a saber:

1. Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;

2. Usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade;

3. Posicionar-se de modo ético-político;

4. Dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica;

5. Experimentar e inovar no uso destas linguagens;

6. Refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da Comunicação;

7. Ter competência no uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área.

 

Esse conjunto de competências e habilidades específicas se caracterizam por:

1. Dominar técnicas e ferramentas utilizadas nos vários processos de Comunicação Organizacional;

2. Elaborar projetos e/ou produtos dos diversos campos da Comunicação, a exemplo do jornalismo, publicidade e audiovisual;

3. Elaborar e executar planos e projetos na área de Comunicação Organizacional para organizações públicas, privadas e do terceiro setor de diversos portes;

4. Elaborar e executar projetos de pesquisa relacionados à Comunicação Organizacional levando em conta aspectos sociais, econômicos, políticos e éticos;

5. Desempenhar cargos e funções de direção, administração, gerência e assessoria em organizações da área de Comunicação.

Pular para o conteúdo