DESCRIÇÃO DO CURSO

Jornalismo

Na habilitação Jornalismo, do curso de Comunicação da UnB, os alunos são estimulados a trabalhar com diferentes mídias e a pensar como elaborar produtos de comunicação para diversos suportes tecnológicos, a fim de integrar-se de forma competitiva ao mercado de trabalho. Além das disciplinas comuns às demais habilitações da Comunicação, a partir do segundo semestre os alunos de Jornalismo começam a trabalhar conteúdos específicos. Por meio de disciplinas como Introdução ao Jornalismo e Introdução à Fotografia, acumulam conhecimentos que, gradativamente, nos semestres posteriores, vão sendo ampliados nas aulas sobre técnicas de jornalismo e fotojornalismo, planejamento gráfico e a redação e edição de notícias em mídias diversas, como internet, jornais, revistas, rádio e televisão.

Produzindo notícia

Desde 2005, os professores de disciplinas práticas do Jornalismo têm realizado um trabalho integrado a partir do quarto semestre, com os alunos matriculados em Técnicas de Jornalismo e Fotojornalismo. Durante o semestre, além das aulas teóricas, os estudantes se preparam para realizar uma grande reportagem fora de Brasília que é publicada no final do período, no formato de revista eletrônica: Grande Reportagem. Também é eletrônico o jornal produzido pelos alunos no quinto semestre, o Campus Online. Nesta fase, voltada sobretudo para a produção de hard news (notícias factuais, do dia) eles atualizam diariamente o site, cujo sistema foi criado em uma disciplina oferecida pela Faculdade de Comunicação aos alunos da Ciência da Computação. Aqui os estudantes de Jornalismo aprendem a lidar com a gestão da informação e experimentam as primeiras relações de hierarquia na produção jornalística – exercem alternadamente as funções de repórter e editor. No caso da disciplina oferecida aos alunos de Ciência da Computação, como módulo livre, a experiência transdisciplinar é fruto das possibilidades oferecidas pelo currículo em vigor. Com isto, as duas turmas – de Jornalismo e Computação – trabalham conceitos de jornalismo e também de sistemas de publicação. O sistema publicador é resultado da pesquisa com o Joomla, um software livre que tem recebido contribuições de nossos estudantes, como a diferenciação das hierarquias para que o material seja publicado, por exemplo.

Campus, uma redação de jornalismo

No sexto semestre os alunos de jornalismo passam a trabalhar no jornal impresso, o Campus. Neste exercício, com dedicação praticamente integral – aulas de terça a sexta de 8h às 12h, além de trabalhos, especialmente de redação e edição em horários noturnos e finais de semana – eles aprendem a pensar um produto jornalístico. Nas três primeiras semanas de aula realizam pesquisas sobre o público – professores, estudantes e funcionários da universidade, prioritariamente; sobre a concorrência – com análise dos jornais de outros cursos de jornalismo e de publicações convencionais que tratam dos mesmos temas de interesse de nossos leitores; e sobre a história do Campus – que foi criado em 1970 e tem todo o material publicado no período à disposição. De posse destes dados, os alunos do sexto semestre elaboram um projeto editorial para o exercício no semestre e também um projeto gráfico adequado à proposta da turma. Eles também definem o cronograma de produção das cinco edições que serão publicadas no semestre e definem a organização interna do grupo. Além de apurar e escrever, de fotografar e diagramar, eles têm que administrar todo o processo de produção. Há ainda o blog da turma do campus onde são publicadas todas as questões que envolvem o fazer jornalístico no laboratório. Os alunos com melhor desempenho nesses três semestres são convidados a participar, a partir do sétimo semestre, da experiência de produção de uma revista impressa de grandes reportagens, a publicação semestral Campus Repórter, que inclui viagens e trabalhos de longo prazo. Todos os produtos online e impressos da habilitação Jornalismo são desenvolvidos pelos alunos no “Laboratório de Jornalismo” da FAC, uma redação informatizada e compartilhada pelas diversas disciplinas práticas. Em dois semestres distintos, os alunos cursam disciplinas de Radiojornalismo e Telejornalismo (duas de cada), nas quais têm a oportunidade de cumprir todas as etapas da produção de notícias, reportagens e documentários em rádio e televisão, em modernos estúdios digitais existentes nas dependências da FAC.

Prática e teoria

Durante todo o curso os alunos são estimulados a ler uma bibliografia básica especificada em cada disciplina teórica e prática. É justamente essa a forma de assegurar uma formação acadêmica com embasamento em vários campos de conhecimento e a prática vigente no mercado. Depois de cumprir suas disciplinas técnicas, os alunos estão aptos a desenvolver, nos dois últimos semestres do curso, o Pré-Projeto e o Projeto Final em Jornalismo, trabalho final no qual os conhecimentos adquiridos nos períodos anteriores podem se materializar em monografias ou produtos, a exemplo de reportagens jornalísticas em mídias como jornal, revista, rádio, televisão e internet ou sob a forma de documentários, vídeos e ensaios fotográficos.

Pular para o conteúdo