Comunicação Organizacional

No decorrer de 2008 e princípio de 2009 foram realizadas discussões entre professores da FAC, com a participação de representantes de estudantes, sobre a implantação do curso noturno em Comunicação, no âmbito do REUNI. Nessas discussões, foi amplamente majoritária a posição de que a Faculdade não deveria simplesmente repetir no curso noturno as três habilitações ou mesmo apenas uma das habilitações do curso diurno, mas criar algo novo na instituição e somente uma habilitação.

Ficou definido que o curso noturno terá um projeto pedagógico semelhante ao das habilitações diurnas, para manter a homogeneidade do ensino na Faculdade como um todo. Assim, há no curso conjuntos de disciplinas teóricas relacionadas às áreas de conhecimento da Comunicação, às teorias e prática do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda, do Audiovisual e de Relações Públicas, assim como disciplinas relacionadas ao planejamento e gestão da Comunicação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

As discussões que resultaram na proposta do curso noturno partiram do princípio de que há uma demanda crescente no mercado de trabalho por profissionais que, além de uma boa formação teórica e técnica, sejam capazes de planejar, formular estratégias e gerir projetos de Comunicação em consonância com a responsabilidade social, as questões éticas, profissionais e as demandas da sociedade como um todo.

A denominação Comunicação Organizacional para o novo curso foi escolhida tendo em visa que expressa hoje no Brasil, Estados Unidos e países europeus, entre outros, as atribuições, funções e técnicas de Comunicação utilizadas por organizações, empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor no mercado de trabalho. Trata-se de um campo de conhecimento específico, com suas teorias e técnicas, que também vem ampliando seus espaços no campo da pesquisa acadêmica.

Dessa forma, o currículo do novo curso tem uma série de disciplinas relacionadas ao campo geral da Comunicação e outras específicas de Comunicação Organizacional. Além disso, cerca de um terço do currículo é formado por disciplinas optativas e de módulo livre, para que o estudante possa construir sua formação acadêmica complementar por conta própria, cursando, para isso, disciplinas optativas do próprio curso noturno, das habilitações diurnas da FAC ou outras unidades da UnB.

Entendemos, assim, que o curso de Comunicação Organizacional está em sintonia com uma realidade do mercado profissional e acadêmico e é, inclusive, o primeiro curso regular de graduação com esta denominação no Distrito Federal. Além disso, abre uma nova perspectiva para formação de profissionais de Comunicação na UnB em uma área diferente daquelas já oferecidas pelo curso diurno.

Quer saber mais sobre o curso?
Acesse http://www.comorg.unb.br/o-curso

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