Nota de solidariedade da FAC-UnB aos familiares de Rita de Cássia Pinto dos Santos (esposa do prof. Eduardo Bentes) e aos familiares de Yara Cunha  (mãe do prof. Paulo José  Cunha)

A Direção da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), ao lado da Chefia do Departamento de Jornalismo (JOR) e da Chefia do Departamento de Audiovisuais e Publicidade (DAP), vem a público externar solidariedade aos familiares e amigos de Rita de Cássia Pinto dos Santos (esposa do prof. Eduardo Bentes – conhecido   como Duda Bentes), do DAP/FAC/UnB –  e aos familiares e amigos de Yara Cunha  (mãe do prof. Paulo José  Cunha, do JOR/FAC/UnB), diante do falecimento de ambas ocorrido no último sábado, 22, em Brasília, DF (Rita Santos) e em Teresina, Piauí (Yara Cunha).

Rita Cunha na Torre de TV , Brasília. Crédito foto: registro feito pelo neto Victor Ayan em março de 2024

Conta-nos o prof. Duda Bentes que Rita, sua esposa, foi uma mulher corajosa, mãe de dedicada, grande companheira, uma pessoa bastante indignada com as injustiças e uma batalhadora por um mundo melhor. “De resto, deixará muitas saudades que o tempo cuidará de tratar e sanar”, pontua o professor Duda. Nascida em Concórdia, SC, Rita tinha 60 anos e mudou-se para Brasília no início da década de 60. Rita teve três filhos, uma filha e deixa uma descendência de  seis netos e quatro netas.

O velório e sepultamento de Rita Santos, esposa do prof. Duda Bentes,  terá início às 8h de  terça-feira, 25/06, no Cemitério do Gama, DF; o sepultamento ocorrerá às 10h, com a presença e apoio de familiares e amigos.

Dona Yara Cunha ao lado do Fusca azul que tanto apreciava. Crédito foto: Acervo pessoal da família Cunha

Conta-nos o prof. Paulo José Cunha que sua mãe, dona Yara Cunha, há vários anos estava em tratamento com o Mal de Alzheimer.  Natural de Teresina, Piauí, Yara era enfermeira formada pela Escola da Ana Nery, no Rio de Janeiro, local em que se casou com o também piauiense Paulo Cunha, farmacêutico, também já falecido. Lá nasceu Paulo José Cunha, que tinha meses de idade quando a família retornou a Teresina. Dona Yara era conhecida pelo temperamento alegre e pelo afeto ilimitado que dedicava à família e aos amigos. Contudo, se notabilizou mesmo, pontua  Paulo José,  foi pela ironia fina mas contundente, que se transformou em sua marca registrada. Além de Paulo José, era mãe de Yara Salomé, avó de 10 netos e 6 bisnetos. Dona Yara tinha 95 anos.

O velório de Dona Yara Cunha, mãe do professor Paulo José Cunha, ocorreu em Teresina, Piauí, ontem,  domingo, 23 de junho, com a presença e apoio de familiares e amigos.

A Direção da FAC, Chefia do DAP e Chefia do JOR, assim, nos solidarizamos com ambas famílias e amigos   de Rita Santos e de Yara Cunha,  com votos sinceros de que a paz e todos sentimentos positivos envolvam suas famílias neste momento de despedida.

Que  nossos colegas e amigos professor Eduardo Bentes (pela partida da esposa Rita) e  professor Paulo José (pela partida da mãe Yara) sintam-se acolhidos pela  comunidade FAC-UnB.

Brasília, DF, 24 de junho de 2024

Dione Oliveira Moura