O TCC é um Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto Experimental ou Projeto Final e corresponde a um trabalho de final de curso, que pode ser realizado como monografia sobre um tema específico de Comunicação ou um produto de Comunicação.
São considerados produtos: programa de rádio ou TV, vídeo, filme cinematográfico, roteiro de filme, ensaio fotográfico, publicação impressa ou eletrônica, campanha publicitária, peça publicitária, artigo científico, manual de comunicação, plano de comunicação, plano de marketing, reportagem ou qualquer outra forma ou gênero jornalístico. E se você optar por entregar um produto de Comunicação, ele deverá ser acompanhado de uma memória de pesquisa ou memorial.
O Projeto pode ser individual ou coletivo, limitado a 4 (quatro) alunos. Neste caso, é necessário que o grupo se organize no penúltimo período, entre os matriculados na disciplina Pré-Projeto. É fundamental que no Pré-Projeto conste um plano de trabalho especificando tarefas, atribuições e cronograma de cada participante.
Independente da decisão entre uma monografia ou um produto de Comunicação, você passará por duas etapas:
Primeira Etapa
Para dar início a reta final de sua formação acadêmica, o primeiro passo é se matricular (via Matrícula Web) na disciplina Pré-Projeto, no penúltimo semestre de seu curso na Faculdade de Comunicação. Esta disciplina tem pré-requisitos diferentes para cada habilitação:
Pré-Requisitos da Disciplina Pré-Projeto
Feita a matrícula, durante o semestre você irá elaborar o pré-projeto de TCC. O pré-projeto é a etapa inicial do seu projeto final, uma primeira versão do TCC propriamente dito. Essa etapa serve como um planejamento do trabalho que será feito durante a disciplina de Projeto Experimental, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso.
O pré-projeto é uma descrição da pesquisa científica que será realizada no TCC propriamente dito. É importante se dedicar e fazer um bom pré-projeto pois ele é o planejamento de tudo que será feito quando você estiver elaborando o seu trabalho, incluindo os resultados esperados. Ele sinaliza o rumo da pesquisa, já que antecede a sua estrutura.
O pré-projeto costuma conter os seguintes itens:
Ao elaborar seu pré-projeto, você deve escolher e convidar um(a) professor(a) para orientá-lo(la) na elaboração do TCC - se o convite for aceito, esse(a) professor(a) analisará os aspectos metodológicos de seu trabalho e os aprovará. O aceite do(a) professor(a) deve ser formalizado com o preenchimento e a assinatura do Termo de Compromisso de Orientação. Esse termo deverá ser entregue por você na Secretaria Geral da Faculdade de Comunicação até 10 dias antes do fim do período em que está cursando a matéria de Pré-Projeto. A data de fim do período letivo do semestre estará definida no calendário acadêmico estabelecido pelo Decanato de Ensino de Graduação da UnB.
Ao final da disciplina Pré-Projeto, o(a) professor(a) responsável pela matéria divulgará a relação de projetos, seus autores(as) e professores(as) orientadores(as).
Observação: projetos de natureza transdisciplinar, ou seja, que dialogam com outra área do saber além da Comunicação, poderão ser realizados em coorientação.
Segunda Etapa
Depois de ter cursado o Pré-Projeto, você deve agora se matricular (também via Matrícula Web) na disciplina Projeto Experimental, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso na turma do(a) professor(a) previamente definido ao final da matéria de Pré-Projeto por meio da lista divulgada.
A disciplina Pré-Projeto é pré-requisito da disciplina Projeto Experimental, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso.
Caso haja necessidade, as Coordenações de Cursos de Graduação e a Coordenação de Trabalhos Finais, responsável pelos TCCs, efetivarão sua matrícula caso fique em lista de espera durante o período de ajuste de matrículas, após aprovação do(a) orientador(a).
O TCC
Monografia
Por ser um trabalho escrito, metódico e completo sobre um tema específico, a monografia deve ter características de um trabalho científico, ou seja, buscar o conhecimento a partir de um procedimento sistemático de investigação, pesquisa e reflexão. A avaliação da monografia, então, deve ser pautada por critérios aplicáveis a qualquer trabalho de natureza científica:
A monografia deve ser entregue conforme o seguinte roteiro:
Produto em Comunicação e Memorial
O Projeto final que for realizado como um Produto de Comunicação será avaliado levando em conta o produto em si, em sua qualidade técnica e conteúdo e o memorial de pesquisa. Os critérios que devem ser seguidos e que serão avaliados pela banca, de acordo com o Regulamento de TCC da FAC são:
O memorial ou a memória de pesquisa deve ser entregue seguindo o seguinte roteiro:
Orientação e banca
A escolha do(a) professor(a) orientador(a) é feita por você, obrigatoriamente no semestre em que cursar a disciplina Pré-Projeto. O(a) orientador(a) deve assinar o Termo de Compromisso de Orientação. Cada professor(a) deverá orientar, no máximo, 4 (quatro) projetos e participar de um número máximo de 7 (sete) bancas por semestre, incluindo as de seus orientandos. Portanto, assegure-se de que o(a) professor(a) que te interessa está dentro destes parâmetros. Não deixe para convidá-lo(a) em cima da hora.
É dever do(a) professor(a) orientador(a) promover discussões conceituais e técnicas, acompanhar o desenvolvimento das atividades previstas no cronograma e verificar se os objetivos e metas propostos foram alcançados antes de liberar o projeto para defesa pública.
O(a) professor(a) orientador(a) tem o poder de vetar a apresentação do projeto quando julgar que este não atende aos critérios acadêmicos. Neste caso, deverá encaminhar relatório escrito à Coordenação de Projetos.
A composição da banca examinadora deverá ser sugerida pelo(a) aluno(a) ao orientador (a), a quem cabe a decisão final. A banca é composta por 3 examinadores, sendo um deles o(a) professor(a) orientador(a), o segundo, um(a) professor(a) da FAC, do Quadro ou Substituto. O terceiro pode ou não pertencer ao quadro docente da UnB, desde que seja pessoa de notório saber em sua área de atuação.
Para a escolha dos membros da banca, é preciso considerar as experiências acadêmicas e profissionais de cada um sobre o tema do trabalho. A FAC disponibiliza um material com as especificações acadêmicas de cada um dos seus 60 professores, facilitando na triagem da organização da banca.
Veja aqui as áreas de orientação dos professores do quadro da FAC.
Confirme com antecedência a disponibilidade do(a) avaliador(a) e escolha, ao menos, mais um possível indicado para a tarefa, para casos de imprevistos.
O(a) estudante que faltar a mais de três reuniões agendadas com o(a) professor(a) orientador(a) e/ou descumprir os compromissos combinados com este último poderá ser desligado(a) da orientação, a qualquer momento. Neste caso, o(a) professor(a) orientador(a), após comunicar sua decisão ao(a) aluno(a), deverá encaminhar relatório escrito à Coordenação de Projetos, justificando o desligamento.
Em caso de reprovação, você deverá repetir todo o processo no semestre seguinte. No entanto, na hipótese do/da seu/sua orientador(a) considerar que seu produto ou monografia não está apto para defesa, ele/ela irá recomendar que você aguarde mais um semestre.
Entrega do TCC
Para que seja feita a avaliação, os membros da banca examinadora devem receber cópias do Projeto (monografia ou produto) 10 (dez) dias antes de sua defesa. Os indicados(as) para a avaliação da Monografia ou do Memorial também examinarão a defesa.
A apresentação final do Projeto deverá ser feita de acordo com um dos roteiros previstos nos itens 2 e 3, respeitadas as especificidades e a natureza do trabalho a ser defendido.
Observação: A forma como seu produto e memorial ou monografia vão ser disponibilizados deve ser acordada com o/a seu/sua orientador(a).
Defesa do TCC
A defesa do TCC é dividida em três etapas: apresentação/defesa do projeto, arguição e réplica. A apresentação tem a duração de 20 a 30 minutos, tempo no qual deve estar compreendida também a exibição do produto.
O momento da arguição é a parte em que os membros da banca falam suas observações sobre o projeto apresentado, podendo também haver perguntas. Os(as) professores(as) têm no máximo 20 minutos cada, o que totaliza 40 minutos destinados para essa etapa.
Por fim, há um período indicado para a réplica, que é o momento em que você irá contra-argumentar os pontos colocados em questão pelos membros da banca. O tempo reservado para a réplica é de 20 minutos.
Cumpridas essas etapas, o público e você devem sair da sala para que a banca examinadora possa deliberar as notas para o seu projeto. Os membros fazem uma Ata, onde registram a nota (0 a 10) para cada critério proposto para avaliação. Quem faz a média das notas e atribui a menção, de acordo com os parâmetros adotados pela UnB, é o/a professor(a) orientador(a).
Feito isso, você volta à sala para receber o resultado da avaliação. A Ata de defesa vai para a Secretaria da FAC, onde vai ser arquivada. É de responsabilidade da Secretaria da FAC também enviar as cópias dos Projetos para o setor de Arquivos de Projetos Experimentais, Projetos Finais ou Trabalhos de Conclusão de Curso.
Regras da ABNT
Tanto a monografia quanto o memorial são documentos acadêmicos e, por isso, precisam de uma padronização. Para suprir essa necessidade, em todos os trabalhos científicos, adotam-se as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas regras visam facilitar a compreensão de pesquisas, conhecimento científico, conclusão de um estudo, etc. por qualquer professor(a), pesquisador(a) ou outras pessoas que vão ler seu trabalho.
A estrutura da sua monografia ou memorial, de acordo com as Normas da ABNT, deve estar dividida em três partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Os elementos pré-textuais vão estar no início do seu trabalho e os elementos que são exigência da Faculdade de Comunicação (FAC) são:
Já os elementos textuais são compreendidos pela introdução, referencial teórico-metodológico, desenvolvimento e conclusões (no caso da monografia). No memorial há, além dos elementos abordados anteriormente, o problema da pesquisa, justificativa, objetivos e metodologia. Cada um desses itens já foi abordado nos itens Monografia e Produto em Comunicação e Memorial.
Por fim, têm os elementos pós-textuais (ficam no final do trabalho) que vão abranger a parte destinada às referências e aos anexos:
Observação: as referências devem ser separadas por espaçamento duplo.
Exemplo: ANEXO A - REPORTAGEM A ONDA DE MARIANA
Formatação Geral de acordo com as Normas da ABNT
Obs.: no caso de legendas, notas de rodapé, tabelas e citações com mais de 3 linhas o tamanho da letra será 10.
Notas de Rodapé
As notas de rodapé são para complementar ou esclarecer alguma informação sobre assuntos abordados em trechos do trabalho. Elas devem ter espaçamento simples entre linhas e o tamanho da fonte tem que ser menor que 12.
Citações
A citação é um recurso utilizado quando se faz referência direta ou indireta a outras obras. A citação direta ou textual é a transcrição do texto do autor ou autora exatamente como ele é, sem alterações. Já a citação indireta ou livre é quando se expressa a ideia de outra pessoa através das nossas próprias palavras.
Nas citações diretas se aplicam as seguintes regras:
As citações indiretas já seguem as seguintes normas:
Ex.: A luta de classes, segundo Galeano (1976), é disfarçada por um suposto estilo ocidental de vida.
Ex.: A luta de classes é disfarçada por um suposto estilo ocidental de vida. (GALEANO, 1976)
Observação: Se for citar o/a mesmo(a) autor(a), mas obras diferentes que coincidem o mesmo ano de publicação, acrescenta-se uma letra junto ao ano.
Citação de citação: ocorre quando a citação que se quer fazer é uma citação na obra em se teve acesso. É necessário identificar o/a autor(a) da citação e o/a autor(a) da obra em que se encontra a citação, assim como seus respectivos anos de publicação e o número da página.
Ex.: [...] o governo de Salvador Allende estava condenado desde o início. Era o tempo da Guerra Fria, portanto, os Estados Unidos jamais permitiriam que a experiência socialista fosse bem sucedida[...] (ALLENDE, 1976 apud GALEANO, 1976, p. 7).
Citação de vídeos: neste caso, recomenda-se a utilização da seguinte norma de citação: Título - Diretor(a) - Produtor(a) - Local - Produtora - Data - Tipo de mídia.
ATENÇÃO: assinar ou copiar trechos do trabalho/obra de alguém é plágio e também é configurado crime (Art. 184 do Código Penal - Crime de Violação de Direitos Autorais), portanto, toda vez que for citar de forma direta ou indireta (mesmo que sejam trechos pequenos) identifique o autor ou a autora.
Plágio
O plágio, por definição do dicionário jurídico, é a “apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem.”
Em um trabalho como o TCC, onde são citados outros autores e suas ideias, alguns descuidos podem acontecer. Esses descuidos podem ser considerados plágios. Por isso, é sempre recomendável estar atento às regras vigentes da ABNT para redação científica.
Como ajuda, aqui estão alguns exemplos de o que é considerado plágio:
Entretanto, não é plágio:
Estes são alguns exemplos, mas podem existir outros. Se você ainda tiver dúvidas durante a redação do seu trabalho, consulte seu(sua) orientador (a)!