O TCC é um Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto Experimental ou Projeto Final e corresponde a um trabalho de final de curso, que pode ser realizado como monografia sobre um tema específico de Comunicação ou um produto de Comunicação.

 

    São considerados produtos: programa de rádio ou TV, vídeo, filme cinematográfico, roteiro de filme, ensaio fotográfico, publicação impressa ou eletrônica, campanha publicitária, peça publicitária, artigo científico, manual de comunicação, plano de comunicação, plano de marketing, reportagem ou qualquer outra forma ou gênero jornalístico. E se você optar por entregar um produto de Comunicação, ele deverá ser acompanhado de uma memória de pesquisa ou memorial.

     O Projeto pode ser individual ou coletivo, limitado a 4 (quatro) alunos. Neste caso, é necessário que o grupo se organize no penúltimo período, entre os matriculados na disciplina Pré-Projeto. É fundamental que no Pré-Projeto conste um plano de trabalho especificando tarefas, atribuições e cronograma de cada participante.

 

    Independente da decisão entre uma monografia ou um produto de Comunicação, você passará por duas etapas:

 

Primeira Etapa

 

 

    Para dar início a reta final de sua formação acadêmica, o primeiro passo é se matricular (via Matrícula Web) na disciplina Pré-Projeto, no penúltimo semestre de seu curso na Faculdade de Comunicação. Esta disciplina tem pré-requisitos diferentes para cada habilitação:

 

Pré-Requisitos da Disciplina Pré-Projeto

  • Publicidade e Propaganda: Redação Publicitária, Direção de arte em Artes Gráficas, Planejamento Publicitário, Mídia e Gerenciamento de Contas;
  • Audiovisual: Direção, Produção, Fotografia e Iluminação 1, Som 1, Edição e Montagem e Oficina de Argumento e Roteiro;
  • Comunicação Organizacional: Planejamento e Gestão em Org Públicas, Privadas e do Terceiro Setor;
  • Jornalismo: Teorias da Comunicação 1 e Campus Multimídia.

 

     Feita a matrícula, durante o semestre você irá elaborar o pré-projeto de TCC. O pré-projeto é a etapa inicial do seu projeto final, uma primeira versão do TCC propriamente dito. Essa etapa serve como um planejamento do trabalho que será feito durante a disciplina de Projeto Experimental, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso.

 

    O pré-projeto é uma descrição da pesquisa científica que será realizada no TCC propriamente dito. É importante se dedicar e fazer um bom pré-projeto pois ele é o planejamento de tudo que será feito quando você estiver elaborando o seu trabalho, incluindo os resultados esperados. Ele sinaliza o rumo da pesquisa, já que antecede a sua estrutura.

 

    O pré-projeto costuma conter os seguintes itens:

 

  • Introdução: uma breve apresentação do seu tema.
  • Problema de pesquisa: a parte mais importante do projeto. O questionamento base para o desenvolvimento da pesquisa. Geralmente é apresentado como uma pergunta que procura explorar o que será o conteúdo do trabalho.
  • Hipóteses: são as suposições em relação ao problema que poderão ser confirmadas ou refutadas durante a pesquisa.
  • Objetivos: existem dois tipos, os gerais e os específicos. O objetivo geral é a repetição do problema de pesquisa em forma de meta. Os objetivos específicos, por sua vez, se referem às metas das diferentes etapas da pesquisa.
  • Justificativa: aqui destaca-se a relevância da pesquisa, tanto acadêmica quanto socialmente. Deve responder à pergunta “por que essa pesquisa é necessária?”
  • Metodologia: refere-se ao método que será empregado na pesquisa: técnicas, ferramentas, processos, etc.
  • Referencial Teórico: é onde apresenta-se os autores e as teorias que irão fundamentar irão fundamentar o seu TCC. É importante escrever um texto que não apenas exponha as linhas gerais dessas teorias mas também enfatize como se aplicam à pesquisa que será realizada.
  • Cronograma: determina as datas e os prazos para cada etapa da pesquisa. Não é obrigatório, mas pode ajudar os mais desorganizados.
  • Bibliografia: as referências bibliográficas que auxiliaram a produção do pré-projeto e uma prévia das que deverão ser usadas na pesquisa. Deve ser escrita de acordo com as normas da ABNT.

 

     Ao elaborar seu pré-projeto, você deve escolher e convidar um(a) professor(a) para orientá-lo(la) na elaboração do TCC - se o convite for aceito, esse(a) professor(a) analisará os aspectos metodológicos de seu trabalho e os aprovará. O aceite do(a) professor(a) deve ser formalizado com o preenchimento e a assinatura do Termo de Compromisso de Orientação. Esse termo deverá ser entregue por você na Secretaria Geral da Faculdade de Comunicação até 10 dias antes do fim do período em que está cursando a matéria de Pré-Projeto. A data de fim do período letivo do semestre estará definida no calendário acadêmico estabelecido pelo Decanato de Ensino de Graduação da UnB.

 

    Ao final da disciplina Pré-Projeto, o(a) professor(a) responsável pela matéria divulgará a relação de projetos, seus autores(as) e professores(as) orientadores(as).

 

    Observação: projetos de natureza transdisciplinar, ou seja, que dialogam com outra área do saber além da Comunicação, poderão ser realizados em coorientação.

 

Segunda Etapa

 

 

    Depois de ter cursado o Pré-Projeto, você deve agora se matricular (também via Matrícula Web) na disciplina Projeto Experimental, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso na turma do(a) professor(a) previamente definido ao final da matéria de Pré-Projeto por meio da lista divulgada.

 

    A disciplina Pré-Projeto é pré-requisito da disciplina Projeto Experimental, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso.

 

    Caso haja necessidade, as Coordenações de Cursos de Graduação e a Coordenação de Trabalhos Finais, responsável pelos TCCs, efetivarão sua matrícula caso fique em lista de espera durante o período de ajuste de matrículas, após aprovação do(a) orientador(a).

 

 

O TCC

 

 

Monografia

 

 

    Por ser um trabalho escrito, metódico e completo sobre um tema específico, a monografia deve ter características de um trabalho científico, ou seja, buscar o conhecimento a partir de um procedimento sistemático de investigação, pesquisa e reflexão. A avaliação da monografia, então, deve ser pautada por critérios aplicáveis a qualquer trabalho de natureza científica:

 

  • Coerência: verificar se a apresentação do tema investigado é lógica, articulada, ordenada e sistematizada.
  • Originalidade: observar se o trabalho é significativo e apresenta um novo enfoque para o tema tratado.
  • Seleção de teorias e métodos: analisar se houve rigor na aplicação de conceitos, métodos e técnicas durante a execução da pesquisa.
  • Apresentação do trabalho: avaliar se o aluno apresenta um texto claro, preciso, conciso, correto do ponto de vista gramatical, segundo as normas da língua culta, além de demonstrar domínio do vocabulário técnico utilizado.

 

    A monografia deve ser entregue conforme o seguinte roteiro:

 

  • Capa: Universidade, Faculdade, Departamento, título do projeto, aluno, orientador, local e data (semestre e ano).
  • Sumário: apresenta as enumerações das páginas do trabalho e em que página está cada assunto tratado no memorial ou na monografia.
  • Resumo: resumo do tema e do objeto do projeto em, no máximo, 10 linhas.
  • Palavras-Chave: acompanhando o resumo, o aluno deve incluir até 6 palavras- chave.
  • Introdução: dá uma visão abrangente do tema.
    • Formulação do problema ou apresentação do tema.
    • Importância do problema ou justificativa para a escolha do tema da pesquisa. Objetivos do trabalho.
    • Apresentação da estrutura da monografia desenvolvida.
  • Referencial Teórico-Metodológico: a contextualização do problema. O conjunto de teorias e os principais autores que discutiram o tema. As vertentes teóricas nas quais o projeto se enquadra.
    •  Definição operacional de termos ou conceitos a serem usados no estudo.
    •   Delimitação e relação do tema proposto com estudos similares.
    •   Métodos e técnicas de pesquisa empregados.
  • Desenvolvimento: é o momento de descrever como foi realizada a pesquisa, em todas as suas fases. É a parte mais extensa do trabalho, pois deve conter os resultados do que foi realizado. Não possui padrão e sua divisão em itens depende do objeto de estudo, do encadeamento dado ao tema e do estilo do autor.
  • Conclusões: é o momento em que o formando posiciona-se com base no trabalho desenvolvido. Apresentação de deduções lógicas e finais. Está intrinsecamente relacionada aos objetivos iniciais propostos. A conclusão deve ser curta, enxuta, sem ilustrações, sem discussões, sem citações bibliográficas e sem suposições. Todas as afirmações conclusivas devem estar respaldadas nos dados obtidos durante a investigação.
  • Referências: Bibliográfica, Videografia, Filmografia e Outras Fontes de Consulta: obras que realmente foram consultadas, pessoas entrevistadas, documentos consultados, sítios da Internet.
  • Anexos.

 

 

 

Produto em Comunicação e Memorial

 

 

     O Projeto final que for realizado como um Produto de Comunicação será avaliado levando em conta o produto em si, em sua qualidade técnica e conteúdo e o memorial de pesquisa. Os critérios que devem ser seguidos e que serão avaliados pela banca, de acordo com o Regulamento de TCC da FAC são:

 

  • Diagnóstico: verificar se na realização do trabalho você fez um diagnóstico do lugar, espaço ou contexto no qual está inserido o produto desenvolvido. Para isso, deve demonstrar que realizou uma investigação cuidadosa dos fatos para determinar a natureza, a especificidade e as características de sua produção.
  • Planejamento: avaliar se o trabalho foi desenvolvido a partir de um planejamento criterioso de todas as etapas do projeto. Espera-se que você seja capaz de estabelecer o planejamento em consonância com o diagnóstico realizado.
  • Cumprimento de metas e objetivos: observar se os objetivos e metas inicialmente propostos por ocasião do pré-projeto foram alcançados; analisar criticamente os fatores que dificultaram e/ou facilitaram o desenvolvimento do trabalho.
  • Estratégias operacionais: analisar a capacidade do aluno de desenvolver um produto utilizando com rigor métodos e procedimentos pertinentes e eficazes.
  • Qualidade do produto: avaliar com rigor a qualidade técnica, artística e de conteúdo do trabalho prático ou produto em comunicação.
  • Relevância do produto: observar se o trabalho é significativo.
  • Originalidade: verificar se o trabalho tem caráter próprio; se é singular, ímpar, inovador e não procura imitar outros congêneres.

 

    O memorial ou a memória de pesquisa deve ser entregue seguindo o seguinte roteiro:

 

  • Capa: Universidade, Faculdade, Departamento, título do projeto, aluno, orientador, local e data (semestre e ano).
  • Sumário.
  • Resumo: resumo do tema e do objeto do projeto em no máximo 10 linhas.
  • Palavras-chave: acompanhando o resumo, o aluno deve incluir até 5 palavras- chave.
  • Introdução: o tema, principais ideias, o enfoque escolhido e a descrição do produto (mínimo de duas laudas).
  • Problema da Pesquisa: quais as questões que surgem a partir de uma inquietação intelectual (mínimo de uma lauda).
  • Justificativa: a relevância da pesquisa, qual a sua contribuição para os estudos de Comunicação já existentes (mínimo de uma lauda).
  • Objetivos: qual a finalidade do produto (mínimo de 1⁄2 lauda).
  • Referencial Teórico: a contextualização do problema. O conjunto de teorias e os principais autores que discutiram o tema. As vertentes teóricas nas quais o projeto se enquadra (mínimo de seis laudas).
  • Metodologia: técnicas utilizadas para o desenvolvimento do produto (no mínimo de duas laudas).
  • Conclusões: resposta ao problema da pesquisa e aos objetivos propostos inicialmente. As lições aprendidas no decorrer do trabalho (no mínimo de duas laudas).
  • Referências: Bibliográfica, Videografia, Filmografia e Outras Fontes de Consulta: obras que realmente foram consultadas, pessoas entrevistadas, documentos consultados, sítios da Internet.
  • Anexos: cronograma e orçamento, transcrição de entrevistas (fitas e e-mails por exemplo), plano de marketing, projetos editorial e gráfico.

 

 

 

Orientação e banca

 

 

     A escolha do(a) professor(a) orientador(a) é feita por você, obrigatoriamente no semestre em que cursar a disciplina Pré-Projeto. O(a) orientador(a) deve assinar o Termo de Compromisso de Orientação. Cada professor(a) deverá orientar, no máximo, 4 (quatro) projetos e participar de um número máximo de 7 (sete) bancas por semestre, incluindo as de seus orientandos. Portanto, assegure-se de que o(a) professor(a) que te interessa está dentro destes parâmetros. Não deixe para convidá-lo(a) em cima da hora.

     É dever do(a) professor(a) orientador(a) promover discussões conceituais e técnicas, acompanhar o desenvolvimento das atividades previstas no cronograma e verificar se os objetivos e metas propostos foram alcançados antes de liberar o projeto para defesa pública.

    O(a) professor(a) orientador(a) tem o poder de vetar a apresentação do projeto quando julgar que este não atende aos critérios acadêmicos. Neste caso, deverá encaminhar relatório escrito à Coordenação de Projetos.

     A composição da banca examinadora deverá ser sugerida pelo(a) aluno(a) ao orientador (a), a quem cabe a decisão final. A banca é composta por 3 examinadores, sendo um deles o(a) professor(a) orientador(a), o segundo, um(a) professor(a) da FAC, do Quadro ou Substituto. O terceiro pode ou não pertencer ao quadro docente da UnB, desde que seja pessoa de notório saber em sua área de atuação.

    Para a escolha dos membros da banca, é preciso considerar as experiências acadêmicas e profissionais de cada um sobre o tema do trabalho. A FAC disponibiliza um material com as especificações acadêmicas de cada um dos seus 60 professores, facilitando na triagem da organização da banca.

 

Veja aqui as áreas de orientação dos professores do quadro da FAC.

 

     Confirme com antecedência a disponibilidade do(a) avaliador(a) e escolha, ao menos, mais um possível indicado para a tarefa, para casos de imprevistos.

     O(a) estudante que faltar a mais de três reuniões agendadas com o(a) professor(a) orientador(a) e/ou descumprir os compromissos combinados com este último poderá ser desligado(a) da orientação, a qualquer momento. Neste caso, o(a) professor(a) orientador(a), após comunicar sua decisão ao(a) aluno(a), deverá encaminhar relatório escrito à Coordenação de Projetos, justificando o desligamento.

      Em caso de reprovação, você deverá repetir todo o processo no semestre seguinte. No entanto, na hipótese do/da seu/sua orientador(a) considerar que seu produto ou monografia não está apto para defesa, ele/ela irá recomendar que você aguarde mais um semestre.

 

 

Entrega do TCC

 

 

     Para que seja feita a avaliação, os membros da banca examinadora devem receber cópias do Projeto (monografia ou produto) 10 (dez) dias antes de sua defesa. Os indicados(as) para a avaliação da Monografia ou do Memorial também examinarão a defesa.

      A apresentação final do Projeto deverá ser feita de acordo com um dos roteiros previstos nos itens 2 e 3, respeitadas as especificidades e a natureza do trabalho a ser defendido.

 

    Observação: A forma como seu produto e memorial ou monografia vão ser disponibilizados deve ser acordada com o/a seu/sua orientador(a).

 

 

Defesa do TCC

 

 

         A defesa do TCC é dividida em três etapas: apresentação/defesa do projeto, arguição e réplica. A apresentação tem a duração de 20 a 30 minutos, tempo no qual deve estar compreendida também a exibição do produto.

    O momento da arguição é a parte em que os membros da banca falam suas observações sobre o projeto apresentado, podendo também haver perguntas. Os(as) professores(as) têm no máximo 20 minutos cada, o que totaliza 40 minutos destinados para essa etapa.

     Por fim, há um período indicado para a réplica, que é o momento em que você irá contra-argumentar os pontos colocados em questão pelos membros da banca. O tempo reservado para a réplica é de 20 minutos.

    Cumpridas essas etapas, o público e você devem sair da sala para que a banca examinadora possa deliberar as notas para o seu projeto. Os membros fazem uma Ata, onde registram a nota (0 a 10) para cada critério proposto para avaliação. Quem faz a média das notas e atribui a menção, de acordo com os parâmetros adotados pela UnB, é o/a professor(a) orientador(a).

      Feito isso, você volta à sala para receber o resultado da avaliação. A Ata de defesa vai para a Secretaria da FAC, onde vai ser arquivada. É de responsabilidade da Secretaria da FAC também enviar as cópias dos Projetos para o setor de Arquivos de Projetos Experimentais, Projetos Finais ou Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

 

Regras da ABNT

 

 

     Tanto a monografia quanto o memorial são documentos acadêmicos e, por isso, precisam de uma padronização. Para suprir essa necessidade, em todos os trabalhos científicos, adotam-se as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas regras visam facilitar a compreensão de pesquisas, conhecimento científico, conclusão de um estudo, etc. por qualquer professor(a), pesquisador(a) ou outras pessoas que vão ler seu trabalho.

     A estrutura da sua monografia ou memorial, de acordo com as Normas da ABNT, deve estar dividida em três partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

     Os elementos pré-textuais vão estar no início do seu trabalho e os elementos que são exigência da Faculdade de Comunicação (FAC) são:

 

  •  Capa
    1. Fonte: Arial ou Times New Roman;
    2. Tamanho: 12;
    3. As letras devem estar em caixa alta e centralizadas;
    4. Espaçamento simples entre linhas;
    5. APENAS o título do seu trabalho deve estar em negrito.

 

  • Resumo
    1. A fonte, o tamanho e o espaçamento seguem as mesmas regras aplicadas à capa;
    2. Os termos “Resumo” e “Palavras-chave” deverão estar em negrito, lembrando que apenas a palavra “Resumo” deverá estar centralizada no topo da página e em letras maiúsculas;
    3. O restante do texto, assim como as palavras-chave, devem estar com o alinhamento justificado e em letras minúsculas.

 

  • Sumário
    1. A fonte e o tamanho da letra seguem os mesmos, no entanto, o espaçamento aqui passa a ser de 1,5 cm entre linhas;
    2. Devem estar em negrito o termo “Sumário” (este termo também é centralizado) e todos os itens do sumário, ou seja, as numerações das páginas são sem negrito;
    3. A palavra “Sumário” tem que estar em caixa alta e no topo da página, outros elementos que devem estar em caixa alta são os itens do sumário (os subitens são escritos em caixa baixa).

 

    Já os elementos textuais são compreendidos pela introdução, referencial teórico-metodológico, desenvolvimento e conclusões (no caso da monografia). No memorial há, além dos elementos abordados anteriormente, o problema da pesquisa, justificativa, objetivos e metodologia. Cada um desses itens já foi abordado nos itens Monografia e Produto em Comunicação e Memorial.

Por fim, têm os elementos pós-textuais (ficam no final do trabalho) que vão abranger a parte destinada às referências e aos anexos:

 

  • Referências
    1. Artigo Científico: sobrenome do/da autor(a) do artigo em caixa alta, nome do/da autor(a). Título do artigo. Nome da revista em negrito, volume, número, página inicial-final, mês abreviado, ano.
    2. Livro: sobrenome do/da autor(a) em caixa alta, nome do/da autor(a), título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.
    3. Capítulo de Livro: sobrenome do/da autor(a) em caixa alta, nome do/da autor(a) do capítulo. Título do capítulo. In: sobrenome do/da organizador(a) do livro em caixa alta, nome do/da organizador(a) do livro. Título da obra em negrito. Local: Editora, ano, página inicial – página final.
    4. Reportagem de Jornal: sobrenome do/da autor(a) em caixa alta. Título da reportagem. Nome do jornal em negrito, local, ano, número da publicação, página, dia, mês, ano.
    5. Site: sobrenome do/da autor(a), nome do/da autor(a), título do texto, ano, link e data de acesso.
    6. Anais eletrônicos de eventos: sobrenome do/da autor(a) em caixa alta, nome do/da autor(a). Título. In: nome do evento em caixa alta e sem negrito, mês, ano, local de realização. Escreva Anais em negrito. Local, ano. Escreva Disponível em: endereço eletrônico Acesso: mês abreviado e ano.

 

    Observação: as referências devem ser separadas por espaçamento duplo.

 

  • Anexos
  • Deve ser identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e títulos.

      Exemplo: ANEXO A - REPORTAGEM A ONDA DE MARIANA

 

Formatação Geral de acordo com as Normas da ABNT

  • Papel A4 na cor branca;
  • A fonte utilizada pode ser Arial ou Times New Roman tamanho 12;

      Obs.: no caso de legendas, notas de rodapé, tabelas e citações com mais de 3 linhas o tamanho da letra será 10.

  • Margens: Direita e inferior: 2 cm e Esquerda e superior: 3 cm;
  • Os parágrafos e o espaçamento devem ser configurados em 1,5 entre linhas;
  • O itálico é utilizado somente em palavras de outro idioma.

 

Notas de Rodapé

    As notas de rodapé são para complementar ou esclarecer alguma informação sobre assuntos abordados em trechos do trabalho. Elas devem ter espaçamento simples entre linhas e o tamanho da fonte tem que ser menor que 12.

 

Citações

     A citação é um recurso utilizado quando se faz referência direta ou indireta a outras obras. A citação direta ou textual é a transcrição do texto do autor ou autora exatamente como ele é, sem alterações. Já a citação indireta ou livre é quando se expressa a ideia de outra pessoa através das nossas próprias palavras.

 

 Nas citações diretas se aplicam as seguintes regras:

  •  Citação direta curta: são citações que não ultrapassam 3 linhas, elas devem ser colocadas entre aspas, apesar de fazerem parte do corpo do texto;
  • Citação direta longa: ocorrem quando a citação possui mais de 3 linhas. Neste caso, a citação é separada do texto pelo espaçamento de 1,5, e, entre si, o espaçamento é simples. A citação tem um recuo de 4 cm, fonte com tamanho 10 e não há a utilização das aspas. No final desta citação tem que colocar o sobrenome do/da autor(a) em caixa alta, ano, página. Qualquer observação ou comentário deve ser feito entre colchetes, isso também vale para a supressão de algo do texto original.

 

 As citações indiretas já seguem as seguintes normas:

  • 1º caso: O/A autor(a) é citado(a) no corpo do texto e somente a primeira letra do seu nome é maiúscula, após o nome coloca-se o ano da obra citada entre parênteses;

    Ex.: A luta de classes, segundo Galeano (1976), é disfarçada por um suposto estilo ocidental de vida.

  • 2º caso: O/A autor(a) é citado(a) entre parênteses (neste caso, todas as letras do nome devem ser maiúsculas) junto com o ano de publicação da obra.

    Ex.: A luta de classes é disfarçada por um suposto estilo ocidental de vida. (GALEANO, 1976)

 

    Observação: Se for citar o/a mesmo(a) autor(a), mas obras diferentes que coincidem o mesmo ano de publicação, acrescenta-se uma letra junto ao ano.

 

    Citação de citação: ocorre quando a citação que se quer fazer é uma citação na obra em se teve acesso. É necessário identificar o/a autor(a) da citação e o/a autor(a) da obra em que se encontra a citação, assim como seus respectivos anos de publicação e o número da página.

 

Ex.: [...] o governo de Salvador Allende estava condenado desde o início. Era o tempo da Guerra Fria, portanto, os Estados Unidos jamais permitiriam que a experiência socialista fosse bem sucedida[...] (ALLENDE, 1976 apud GALEANO, 1976, p. 7).

 

    Citação de vídeos: neste caso, recomenda-se a utilização da seguinte norma de citação: Título - Diretor(a) - Produtor(a) - Local - Produtora - Data - Tipo de mídia.

 

     ATENÇÃO: assinar ou copiar trechos do trabalho/obra de alguém é plágio e também é configurado crime (Art. 184 do Código Penal - Crime de Violação de Direitos Autorais), portanto, toda vez que for citar de forma direta ou indireta (mesmo que sejam trechos pequenos) identifique o autor ou a autora.

 

 

Plágio

 

 

   O plágio, por definição do dicionário jurídico, é a “apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem.”

 

    Em um trabalho como o TCC, onde são citados outros autores e suas ideias, alguns descuidos podem acontecer. Esses descuidos podem ser considerados plágios. Por isso, é sempre recomendável estar atento às regras vigentes da ABNT para redação científica.

 

    Como ajuda, aqui estão alguns exemplos de o que é considerado plágio:

 

  1.  Se você reproduzir um texto original exatamente como aparece no livro e não colocar a referência, é plágio. Ou seja, quem lê o seu texto acha que é de sua autoria.
  2. Apenas reproduzir um texto original exatamente como está na fonte, mesmo com a referência, pode ser considerado plágio. A intenção de uma citação é apresentar uma ideia e discursar sobre ela, não apenas copiar ela no seu texto. Como já visto, existem regras da ABNT para citações diretas, que podem acontecer, desde que sejam relevantes para a sua pesquisa.
  3. Também é plágio descrever com suas palavras o trecho do livro, porém não citar a referência.
  4. Quando referenciamos o trabalho de um autor que referenciou outro autor e não referenciamos os dois autores, também é plágio. Para citar um trecho que contém outra citação, usa-se o apud. Mas fique atento(a) às normas da ABNT em relação a esta ferramenta!

 

    Entretanto, não é plágio:

 

  1. Redigir com suas palavras o trecho de algum livro e citar a referência.
  2. Descrever trechos de livros de um ou mais autores que apresentam a mesma ideia, também citando a(s) referência(s). Neste caso, eles devem ser citados juntos, no início ou no final do parágrafo.

 

 

    Estes são alguns exemplos, mas podem existir outros. Se você ainda tiver dúvidas durante a redação do seu trabalho, consulte seu(sua) orientador (a)!