Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

A habitação de Publicidade da Universidade de Brasília tem mais de quatro décadas de existência. Sua fase inicial, entre fins dos anos 1960 e meados dos anos de 1980, contou com a participação efetiva de professores como Maria de Lourdes Moraes e Vinícius Lima, entre outros. Nessa etapa, o número de anos era bem inferior à habilitação de Jornalismo, a mais procurada pelos alunos naquela época. Hoje é a segunda habilitação em número de alunos.

A partir da reforma curricular dos anos 1980, a habilitação passou por uma reformulação, com o aumento das disciplinas específicas e a contração de novos professores em áreas, como criação, direção de arte, planejamento, mídia, além das disciplinas voltadas para a formação dos comunicadores.

Nessa segunda etapa, a habilitação passou a aumentou o número de ingresso de alunos de 25 para mais de 200, como se encontra atualmente. Essa fase teve a participação dos professores do quadro efetivo como João Bosco Serra e Gurgel, Clodomir Ferreira, Wagner Rizzo, Ruth Scaff, José Ramalho Júnior, Christina Sega e Isabela Lara.

Nos anos 1990, passou a contar com a agência-modelo 296, feita a partir de um projeto final dos alunos e que se encontra em plena atividade.

Com a reformulação curricular dos anos 2000, além das disciplinas oferecidas em sala de aula, a habilitação passou a dispor de um Laboratório de Publicidade, que funciona em instalações apropriadas, contando com espaços próprios semelhantes aos departamentos de uma agência de publicidade, mas voltada para a formação acadêmica dos alunos, unindo os estudos às práticas profissionais. As campanhas realizadas são de interesse social ou de caráter educativo. O laboratório desenvolve, ainda, um trabalho de pesquisa e organização da memória da própria Faculdade de Comunicação.

A habilitação tem um alto índice de procura, colocando-se entre mais disputadas nos vestibulares da UnB. A equipe de professores é formada, em sua grande maioria, por doutores em dedicação exclusiva.

Habilitação

A habilitação Publicidade e Propaganda tem o objetivo ofercer uma formação que permita ao egresso atuar na sua área profissional consciente da realidade em que vive, utilizando o seu potencial criativo de forma crítica.

O curriculo foi organizado com o intuito de preparar o futuro profissional para o fazer diário nas diversas áreas que compõem a atividade: criação, redação, produção, planejamento, atendimento, mídia, design e marketing.

A formação oferecida está direcionada em dois eixos básicos. O primeiro é relacionado às áreas de criação e produção de peças e campanhas publicitárias para diversas mídias. O segundo eixo é o do planejamento de comunicação e marketing, visando a preparação para atuação profissional em atividades de planejamento da comunicação, pesquisa e mídia.

Disciplinas básicas e técnicas

As disciplinas básicas garantam conhecimentos gerais sobre o campo da Comunicação e do papel social do publicitário. E as técnicas, dos períodos iniciais, agregam conhecimentos e o domínio de técnicas específicas nos vários ramos da Publicidade e Propaganda – criação, planejamento, arte, comercialização, marketing, mídia, entre outros, destinados aos setores público, privado e terceiro setor, a exemplo das disciplinas Introdução à Publicidade, Criatividade em Comunicação, Marketing em Publicidade e Propaganda, Gerenciamento de Contas e Planejamento Publicitário. Para um melhor aproveitamento do curso, determinadas disciplinas têm pré-requisitos e co-requisitos.

Para assegurar o domínio sobre essas técnicas, é oferecido no sexto semestre o Laboratório de Publicidade e Propaganda, disciplina com 18 créditos que funciona na prática como uma agência, com competência para promover análise e ajustes em planos de campanha, conceber, elaborar e desenvolver o processo de criação de peças publicitárias, fazer o atendimento e gerenciamento, executar plano de mídia, pré-produção, produção e pós-produção do trabalho, entre outras.

São oferecidas disciplinas optativas como Tópicos Especiais, com ampla flexibilidade, para discutir, sob a forma de seminários, projetos de pesquisas ou estudos específicos, temas de interesse da Publicidade e Propaganda em suas várias formas.

Há espaço na grade curricular para realização de projetos de extensão voltados para o desenvolvimento de trabalhos junto à sociedade, especialmente produtos publicitários, em suas várias formas, sobretudo, para comunidades que não possuem infra-estrutura ou capacidade para realizá-los.

Egresso

O currículo da habilitação Publicidade e Propaganda oferece ao aluno um conjunto de disciplinas voltadas para uma formação básica, que assegure a sua identidade como profissional de Comunicação. O perfil do egresso se caracteriza:

  • Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;
  • Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  • Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

Competências

O currículo da habilitação Publicidade e Propaganda foi organizado com o propósito de formar profissionais que sejam capazes de:

  • Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;
  • Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc;
  • Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;
  • Conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;
  • Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;
  • Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;
  • Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;
  • Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;
  • Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;
  • Identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;
  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.

Fluxograma

A habilitação de Publicidade e Propaganda tem 186 créditos, sendo 52 créditos de disciplinas obrigatórias ambientais, 76 de obrigatórias específicas e 58 optativas e de módulo livre.
Conheça a grade curricular e o programa das disciplinas da habilitação.

**Fluxograma do curso de Publicidade e Propaganda (para ingressos a partir de 2009/1)

Disciplinas / Créditos

1º Período
Comunicação e Universidade (2)
Introdução a Publicidade e Propaganda (2)
Oficina Básica de Audiovisual (2)
Introdução à Comunicação (4)
Oficina de Texto I (4)
Fundamentos da Comunicação Visual(4)

2º Período
Teoria da Comunicação (4)
Ética na Comunicação (2)
Administração Publicitária (2)
Introdução à Fotografia (4)
Obrigatória Ambiental Seletiva (4)

3º Período
Métodos e Técnicas da Pesquisa em Comunicação (4)
Tecnologias de Comunicação (2)
Marketing em Publicidade e Propaganda (6)
Fotografia Publicitária (4)
Criatividade em Publicidade (4)

4º Período
Mídia e Gerenciamento de Contas (4)
Direção de Arte em Artes Gráficas (4)
Planejamento Publicitário (4)
Redação Publicitária (4)
Pesquisa Publicitária (4)
Estética da Comunicação (4)

5º Período
Legislação e Regulamentação Publicidade e Propaganda (4)
Laboratório em Publicidade e Propaganda (16)
Produção Publicitária Audiovisual (4)

6º Período
Políticas de Comunicação (4)
Publicidade e Sociedade (4)
Pré-Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (4)
Obrigatória Ambiental Seletiva (4)

7º Período
Comunicação e Sociedade (4)

8º Período
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (6)