Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Pós-Graduação em Comunicação Social

ALUNO ESPECIAL - 2º/2014

 


História

Fundado em 1974 com a abertura do Curso de Mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília é um dos cursos pioneiros no país na implantação de uma análise sistemática dos processos midiáticos. Após três décadas de atividades, o Programa conta com um sólido corpo docente.

Em seus primórdios, o PPGC enfatizava o estudo de problemas de comunicação e desenvolvimento social, procurando formar estrategistas de comunicação capazes de formular programas e planos para o uso dos meios e mensagens em instituições voltadas para o desenvolvimento. Neste período inicial, os discentes do Curso incluíam assessores e técnicos de Comunicação Social de órgãos governamentais, jornalistas profissionais, pesquisadores e professores de comunicação de nível superior, os quais buscavam no estudo de pós-graduação uma capacitação técnica e metodológica para a compreensão dos complexos problemas da comunicação social em nossa sociedade. Com o passar dos anos, o Curso de Mestrado passou a incluir e priorizar como seu público preferencial a formação de docentes e pesquisadores de nível superior.

 

Criação do Curso de Doutorado

Desde os primeiros anos da década de 90, instaurou-se uma discussão sistemática na Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB em torno do objetivo de criação do Curso de Doutorado. Com este propósito, a FAC decidiu investir na formação de mestres e doutores e no pós-doutoramento entre os membros do seu corpo docente.
A proposta de criação do Doutorado passou por diversos ciclos de debates e elaboração de documentos prévios até que, em 1999, o Projeto de Doutorado foi aprovado pelas instâncias superiores da Universidade de Brasília. Em seguida, a proposta de criação do Curso de Doutorado da FAC/UnB foi encaminhada à CAPES, tendo recebido diligência para complementação e reorganização dos dados. Nos três anos seguintes, foram realizadas amplas discussões no âmbito do Programa que resultaram em uma reorganização da proposta do Doutorado e das Linhas de Pesquisa do Programa. Após a aprovação do Curso pela CAPES, o Programa abriu o primeiro edital de seleção para o Doutorado em 2002, iniciando as atividades do novo Curso no primeiro semestre de 2003.

 

Estrutura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

A área de concentração da Pós-Graduação é denominada Comunicação e Sociedade e tem como objetivo a investigação das práticas, processos, produtos, instituições e tecnologias do campo da Comunicação e suas relações com as esferas políticas, econômicas e culturais das sociedades contemporâneas.
O PPG conta atualmente com quatro Linhas de Pesquisa: "Jornalismo e Sociedade", "Políticas de Comunicação e de Cultura", "Imagem e Som" e "Teorias e Tecnologias da Comunicação". Para conhecer as ementas e os projetos de pesquisa de cada uma das Linhas, visite a nossa página Linhas de Pesquisa.

 

Pós-Graduação