Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Alunos pesquisam opinião sobre eleições

Amostra analisa textos opinativos de três jornais de circulação nacional


Isabelle Marie

 

Estudantes de jornalismo matriculados em Análise e Opinião estão avaliando os textos opinativos sobre as eleições presidenciais publicados no Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, e O Globo. Divididos em sete grupos, cada equipe de alunos avalia as edições dos três jornais um dia por semana e faz a tabulação dos dados para análise de conteúdo. O trabalho identifica a agenda em discussão, a qualificação atribuída aos candidatos, as fontes de informação, referências institucionais e a presença de cidadãos comuns nos textos.
Para Felipe Sousa, aluno do quinto semestre de jornalismo, identificar se o jornal dá voz ao cidadão comum é importante para entender se ele está cumprindo a sua responsabilidade social. “Como uma ferramenta que está serviço do cidadão é importante que os jornais escutem e divulguem as opiniões do cidadão comum sobre as eleições, especialmente porque vivemos num país onde essas discussões ficam perdidas em círculos mais politizados em que a linguagem não é acessível para certos grupos”, relatou.
Os jornais, o período de amostra da pesquisa, e os tópicos em análise foram escolhidos pelos estudantes. “Acho que é uma boa pra gente prestar atenção na retórica do jornalismo daqui”, comentou Rafael Montenegro, também aluno do quinto semestre de jornalismo.
“Penso que é super pertinente a gente destrinchar as eleições, principalmente para ter uma ideia do posicionamento dos veículos, dar uma clareada quanto à realidade do jornalismo”, pontuou Rafael. Para Felipe a pesquisa “ajuda a desenvolver mais atenção ao que está sendo lido e, não menos importante, nos habitua a ler jornal em primeiro lugar, já que não é incomum que a gente chegue nos últimos semestres até sabendo escrever matérias e reportagens, mas estamos completamente fora de toque com o que acontece nos jornais”.

Notícias Alunos pesquisam opinião sobre eleições