Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

O mercado de notícias, em sessão só para a FAC

Longa-metragem de Jorge Furtado discute papel da mídia na sociedade

Sayuri Kawagoe

 

Na próxima quinta-feira, 18 de setembro, às 9h, no Espaço Itaú (shopping CasaPark), alunos e professores da Faculdade de Comunicação terão uma sessão exclusiva para assistir a O mercado de notícias, novo documentário, longa-metragem, do cineasta gaúcho Jorge Furtado.

A influência da mídia, as mudanças no consumo de notícias, o futuro do jornalismo na era digital, censura, credibilidade e a imparcialidade são discutidos no documentário.

O filme mescla trechos de encenação da peça homônima escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson, em 1625, com depoimentos de 13 jornalistas reconhecimentos nacionalmente.

O longa também traz casos jornalísticos emblemáticos que questionam a confiabilidade da imprensa, como o do “Picasso no INSS” – quando uma reprodução barata de um quadro de Picasso, inacreditavelmente tido como a pintura original, vira reportagem de primeira página.

O documentário, já em cartaz no circuito comercial, foi exibido na 3ª edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF). O filme foi debatido após a sessão do festival com a presença de Jorge Furtado.

O cineasta afirmou que o abandono dos critérios de jornalismo o levou a pensar no filme. “O filme é uma defesa do bom jornalismo”, disse.

Para o diretor, o filme é parte de uma discussão permanente que poderá ser acompanhada na internet (www.omercadodenoticias.com.br). “O site está em construção contínua. Até entrevistas novas quero fazer”, adianta o diretor.

No site estão disponíveis as entrevistas na íntegra com os jornalistas que participam do documentário, a memória de casos jornalísticos emblemáticos e a peça original de Ben Jonson.

A sessão especial de O mercado de notícias é atividade da disciplina Comunicação e Sociedade, e está aberta a todos professores, alunos e funcionários da FAC. O ingresso para estudante é R$ 7.

Serviço

Filme O mercado de notícias, de Jorge Furtado (2014).

Quinta-feira (18), 9h, no Espaço Itaú (CasaPark).

Ingresso: R$ 7 por estudante

 

Notícias O mercado de notícias, em sessão só para a FAC