Nota de Solidariedade da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) à UnBTV e aos familiares e amigos da jornalista Neuza Meller

A Direção da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) torna público o sentimento de pesar que acometeu nossa comunidade acadêmica pelo falecimento da querida jornalista Neuza Meller da UnBTV no dia ontem, 12 de julho de 2021.

Neuza distingue-se pelo profissionalismo, pela dedicação com afinco à causa das televisões universitárias também como espaço de formação para jovens graduandas e graduandos em Comunicação.

Também Neuza distingue-se pelo sorriso convocador: convocava para ir adiante, para fazer mais. Vários docentes da FAC-UnB já realizaram ou estavam a realizar e a planejar projetos de pesquisa, ensino e extensão em parceria com Neuza. Seus olhos brilhavam e convidavam a novos horizontes, sempre.

Na UnBTV, na qual esteve como Diretora por uma década muito profícua, Neuza Meller encerrou seu período de direção da TV dedicando-se de forma integral a mobilizar a equipe da UnBTV em oferecer a melhor atuação possível no contexto da pandemia. Somos testemunhas de que desde o primeiro dia do anúncio da situação de pandemia, Neuza arregaçou as mangas para, ao lado da equipe da TV, levar o melhor de informação de qualidade para o combate à pandemia, para conscientizar a comunidade interna e externa e para mostrar horizontes de saída e soluções, soluções que ela deixa registrada no crescimento e expansão do Canal Youtube da UnBTV.

Também  Neuza deixa sua história registrada em várias e vários de nossos discentes e graduados que estagiaram na TV e guardam a jornalista Neuza Meller como uma verdadeira professora, tanto que no dia de hoje, vários profissionais formados pela FAC-UnB acorreram em gestos de agradecimento pela oportunidade que tiveram de conviver e de aprender com a jornalista Neuza Meller.

Nessa Nota de Solidariedade, ecoamos as vozes de muitos docentes, discentes, graduados e técnicos da FAC-UnB que lhe admiram, querida Neuza Meller (in memoriam). Força à equipe da UnBTV, aos familiares e aos amigos que serão privados do seu convívio. Que tudo que você plantou não tenha sido em vão e volte a florescer como florescem os ipês do cerrado os quais você tanto ama. Saudações e clamor de respeito à vida, vacina para todos.

Brasília, DF, 13 de julho de 2021.

Dione Oliveira Moura

Diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília