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1. EMENTA:

O que é comunicação. O processo da comunicação. Formação e Exercício Profissional nas áreas de Comunicação Social.

 

2. OBJETIVOS

  • Oferecer condições para a reflexão e debate sobre as principais questões relacionadas à Comunicação na contemporaneidade;
  • Pensar sobre os conceitos de Comunicação, em relação aos conceitos de Mídia, Cultura, Identidade, Poder e Visibilidade a partir dos aportes fornecidos pelas teorias da Comunicação;
  • Incentivar a reflexão sobre o papel da Comunicação no mundo contemporâneo, a partir dos estudos sobre Mídia e Política, Economia Política da Comunicação, novas tecnologias e convergência digital;
  • Contextualizar as diferentes áreas e profissões relacionadas à Comunicação.

 

3.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Módulo 1: O que é Comunicação. Processos de comunicação. A relação entre Comunicação e Contexto Social. Sociabilidade. Comunicação mediada
  • Módulo 2: Comunicação como mercadoria. Indústria Cultural. Teoria Crítica
  • Módulo 3: Comunicação como cultura. Estudos Culturais. Recepção. Identidade
  • Módulo 4: Comunicações: a mídia. Mídia e modernidade. Mídia e visibilidade
  • Módulo 5: Profissões relacionadas à Comunicação
  • Módulo 6: Comunicação e Cidadania
  • Módulo 7: Comunicação e consumo. Televisão e consumo
  • Módulo 8: Comunicação e novas tecnologias: internet, redes sociais e celular

Módulo 9: A experiência do eu em um mundo mediado.

 

4. METODOLOGIA DE ENSINO:

Aulas expositivas;discussão de textos e de conteúdo em sala de aula;Leituras obrigatórias e resenhas; apresentações individuais e em grupo em sala de aula.

 

5. AVALIAÇÃO:

A Menção Final será dada por:

-          PROVA (4 pontos)

-          TRABALHO EM GRUPO (4 pontos)

-          PARTICIPAÇÃO (SEMINÁRIOS), PONTUALIDADE E PRESENÇA (2 pontos)

Menção Final: PROVA+TRABALHO+ PARTICIPAÇÃO= 10 pontos

 

Atenção:

  • Os celulares devem permanecer desligados ou no silencioso durante a aula.
  • As apresentações em sala (individuais ou em grupo) de textos indicados para leitura por ordem de sorteio de nomes.
  • O uso de notebooks, ipads e outros tipos de computadores portáteis serão permitidos desde que utilizados para acompanhamento da aula.
  • Atendimento individual extra-classe deve ser feito a partir de agendamento prévio via email ou por solicitação durante a aula.

 

6. BIBLIOGRAFIA:

a) Bibliografia Básica:

FRANÇA, Vera Veiga. pp 151-170. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e paradigmas. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

MATTELART, Armand e Michele. História das Teorias da Comunicação. 5 ed. São Paulo: Loyola, 2002.

SILVA, Luiz Martins. Teorias da Comunicação no século XX.  Brasília: Casa das Musas, 2007.

WOLF, M. Teorias das comunicações de massa. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

b) Bibliografia Complementar

ADORNO, Theodor W. Résumé sobre Indústria Cultural. Disponível em: http://adorno.planetaclix.pt/tadorno17.htm

ALMEIDA, H. B. Telenovela, consumo e gênero. Bauru, Edusc/Anpocs, 2003.

BELISÀRIO, Katia; RAMOS, Murilo. A Mercadorização da Responsabilidade Social. Universidade de Brasília: Revista Brasileira de Política de Comunicação. Http://www.rbpc.lapcom.unb.br/index.php/revist

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro, Zahar, 1997.

HALL, S. Identidades cuturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A editora, 1997.

HALL, S. In: SOVIK, Liv (Org.) Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: EdUFMG; Brasília: UNESCO, 2003b. p. 353-386.

HOHLFELDT, Antonio Carlos, MARTINO, Luiz C, FRANÇA, Vera Veiga (orgs.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e paradigmas. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. São Paulo: EDUSC, 2001.

MOURA, Dione et alli (org). Comunicação e Cidadania. Brasília; Editora Francis, 2011.

ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SILVA, S. R. "Eu não vivo sem celular": sociabilidade, consumo, corporalidade e novas práticas nas culturas urbanas. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos - SP. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2007.

THOMPSON, J. A mídia e a modernidade. Petrópolis, Vozes, 1995.

WILLIAMS, R. Palavras-chave. São Paulo, Bontempo Editorial, 2007.

Audiovisual Fluxograma Audiovisual Introdução à Comunicação