canalfac2

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

1. EMENTA:

Língua, linguagem e discurso. Funções da linguagem. Os vários planos do sentido. Signo e símbolo. As várias categorias do texto. Usos, técnicas e aplicações do texto: artísticas e profissionais. O texto e a leitura como fatores de motivação, imaginação, interação, integração, criação e produção.

 

2. OBJETIVOS :

●    Prover ao aluno noções básicas acerca do discurso, da linguagem, do signo e da interpretação.

●    Oferecer condições para o desenvolvimento da criatividade no exercício textual.

●    Proporcionar conhecimento abrangente sobre os diferentes gêneros de textos.

●    Incentivar o compromisso com o uso eficiente da Língua Portuguesa para expressão e comunicação.

 

3.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1.   Introdução às noções de signo, linguagem, discurso e interpretação.

2.   Discurso e poder.

3.  Gêneros e categorias textuais: anúncio publicitário, conto, crônica, ensaio, notícia, reportagem, perfil e crítica.

4.  Espeficidades da escrita acadêmica: artigo científico e resenha.

 

4. METODOLOGIA DE ENSINO:

  • Aulas expositivas;
  • Redação e discussão de textos (exercícios práticos);
  • Leituras dirigidas;
  • Apresentações individuais e em grupo;
  • Participação de convidados.

1. A cada semana, os textos produzidos serão apresentados e discutidos em sala de aula. 2. Os textos produzidos farão parte de um portfólio de cada aluno(a), o que permitirá acompanhar o processo de desenvolvimento das potencialidades individuais. Ao final do semestre, o portfólio será entregue ao professor como Trabalho Final.

2. Um ensaio deverá produzido a partir de leitura obrigatória de um dos seguintes autores (escolha livre) :

  • Nove Noites, de Bernardo Carvalho
  • A Hora da Estrela ou O Lustre, de Clarice Lispector
  • Miguilim, de João Guimarães Rosa
  • As Meninas, de Lygia Fagundes Telles
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
  • O Vôo do Flamingo, de Mia Couto
  • O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago.

 

5. AVALIAÇÃO:

A Menção Final será dada por:

- Pontualidade, participação e produção (exercícios) em sala de aula: 2 pontos

- Ensaio: 4 pontos

- Trabalho final (portfólio): 4 pontos

Menção Final: 2+4+4= 10 pontos

Atenção:

  • Os celulares devem permanecer desligados ou em silêncio durante a aula.
  • As apresentações em sala (individuais ou em grupo) de textos indicados para leitura ou de resultados de exercícios serão realizadas por ordem de sorteio de nomes.
  • O uso de notebooks, ipads e outros tipos de computadores portáteis serão permitidos desde que utilizados para acompanhamento da aula.

 

6. BIBLIOGRAFIA:

BÁSICA:

CHARADEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. 2ª. ed., São Paulo: Contexto, 2010.

GANCHO, Cândida Vilares. Como Analisar Narrativas. 7ª. ed., São Paulo: Ática, 2003, Série Princípios, 207.

SOARES, Angélica. Gêneros Literários. São Paulo: Ática, 1989.

COMPLEMENTAR:

CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª. ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FERREIRA, Mauro. Aprender e Praticar Gramática.São Paulo: FTD, 2003.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 3ª. ed, São Paulo: Loyola, 1996.

GUEDES, Paulo Coimbra. Da Redação à Produção Textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.

ROCHA LIMA. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 46ª. ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org. e introdução). As Cem Melhores crônicas Brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de Reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo, Summus Editorial, 1986.