canalfac2

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Ementa:

Noções básicas sobre a linguagem visual e sua aplicação no âmbito da Comunicação Visual e Gráfica. Conhecimento dos elementos (formas, cores, letras...) e seus princípios.

 

Programa:

O processo da comunicação visual

  • a linguagem visual
  • a visão
  • percepção e Gestalt

 

O conceito

  • o que é
  • importância
  • técnicas para o desenvolvimento criativo de conceitos

 

Princípios visuais

  • harmonia
  • contraste
  • unidade
  • equilíbrio
  • ordem
  • a composição
  • ponto
  • linha
  • forma
  • textura

 

Elementos básicos da linguagem visual:

 

Cor

  • aspectos físicos da cor
  • formação
  • classificação
  • harmonia e contraste
  • psicodinâmica

Letra

  • elementos tipográficos
  • classificação
  • combinação e escolha de tipos

Planejamento e desenvolvimento de projetos

  • briefing
  • pesquisa
  • conceito
  • geração de alternativas
  • layout
  • arte-final

 

Bibliografia Básica:

ALBERS, JOSEF.  La interacción del color. Madri: Alianza forma, 1982.

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naif, 2005.

DANGER, Eric P.. A cor na comunicação. São Paulo: Forum, 1973.

DONIS A. Dondis. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em publicidade. São Paulo: Editora Edgar Blucher ltda., 1975.

FARIAS, Priscila. Tipografia digital. O impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2001.

FRASER, Tom & BANKS, Adam.O guia completo da corSão Paulo: SENAC Editora, 2007.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. Sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

HULBURT, Allen. Layout: O design da página impressaSão Paulo: Editora Nobel, 1986.

ITTEN, Johannes. Design and form. The basic course at the Bauhaus and laterNova Iorque: Van Nostrand Reinhold Company, 1975.

ITTEN, Johannes. The elements of colorNova Iorque: Van Nostrand Reinhold Company, 1970.

KANIDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre planoSão Paulo: Martins fontes, 2005.

LUPTON, Ellen. Pensar com tiposSão Paulo: Cosac Naif, 2006.

MUNARI Bruno. Design & Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: SENAC Editora 3ed, 2003.

PERAZZO, Luiz Fernando; RACY, Ana Beatriz Fares & ALVAREZ, DeniseElementos da cor. Rio de Janeiro: SENAC, 1999.

PETERSON, Bryan L.. Using Design basics to get creative resultsCincinnati: North Light Books, 1997

SPIKERMAN, Erik & Ginger, E.M.. Stop Stealing Sheep & find out how type works. Adobe Press, 1993.

WILLIAMS. Robin. Design para quem não é designer. Rio de janeiro: Ed. Callis, 1995.

WILLIAMS. Robin. Webesign para quem não é webdesignerRio de janeiro: Ed. Callis, 1998.

 

Bibliografia Complementar:

Arheim, Rudolf.  Arte e percepção visual. Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.

Aumont, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 1993.

Aumont, Jacques. O olho interminável. São Paulo: Cosac Naif, 2004.

AURÉLIO, Mariana HortaPesquisa visualRio de Janeiro: 2AB, 2006.

COLLARO, Antônio Celso. O projeto gráfico. Teoria e prática da diagramaçãoSão Paulo: Summus Editorial, 1996.

DOCZI, Gyorgy. O poder dos limites. Harmonias e proporções na natureza, arte & arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.

ELAM, Kimberly. Geometry of designStudies in proportion and composition. Londres: Princeton Architecture.

ELAM, Kimberly. Grid systems. Principles of organizing type. Londres: Princeton Architecture.

GERRITSEN, Frans. Color. Apariencia óptica, medio de expresión artística y fenómeno físico. Barcelona: Editorial Blume, 1976.

GOMBRICH, E.H.. The story of artNova Iorque: Phaidon, 1950.

HOFFMAN, Donald D.. Inteligência visual. Como criamoso que vemosRio de Janeiro: Campus, 2000.

KUPPERS, Harald. Fundamentos de la teoria de los colores. Barcelona: GG Diseño, 1978.

LESSA, Washington Dias. Dois estudos de comunicação visual. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

LIMA, Guilherme Cunha. O gráfico Amador. As origens da moderna tipografia brasileiraRio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MARION, March. Creative Typography. Cincinnati: North Light Books, 1988.

MIRALLES, Eugeni Rosell I. Tipografia. Ediciones G. Gilli S/A, 1998.

MUNARI Bruno. Das coisas nascem coisas. Lisboa: Edições 70, 1981.

MUNARI, Bruno. Fantasia, invenção, criatividade e imaginação na comunicação visualColeção Dimensões. Lisboa Ed. Presença, 1987.

NOGUEIRA, Mário Marcelo & ROCHA, Carlos de Souza. Panorama das artes gráficas vol. 1. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, s.d..

RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual GráficoBrasília: Linha Gráfica Editora, 1987.

SILVA, Rafael Souza. Diagramação. O planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus Editorial, 1985.

STEVEN, Helen. Type design form the Victorian era to the digital age. Chronicle books.

SWANN, Alan. Bases del diseño graficoBarcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1990.

SWANN, Alan. Understand & use grids. Ohio: Cincinatti Books, 1989.

SWANN, Carl. Language and typography. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1991.

TISKI-FRANCKOWLAK, Irene T.. Homem, comunicação e corSão Paulo: ícone Editora, 2000.

WHITE, Jan V.. Editing by desing. A guide to effective word-and-picture communication for editors and designers. Nova Iorque: R.R. Bowker Company, 1982.

WHITE, Jan V.. Graphic design for the electronic age. The manual for traditional and desktop publishing. Nova Iorque: Watson-Guptill Publications, 1988.

WONG, Wulcius. Princípios de forma e desenhoSão Paulo: Martins Fontes, 2001.

Audiovisual Fluxograma Audiovisual Fundamentos de Comunicação Visual