Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Extensão

 A Faculdade de Comunicação mantém uma série de projetos e ações na área de  extensão, envolvendo professores,  alunos e parcela da comunidade do Distrito Federal, especialmente naquelas atividades contínuas, desenvolvidas ao longo de todo o ano.  Desde dezembro de 2010 FAC tem uma  Sala de Extensão em suas instalações, na ponta norte do Instituto Central de Ciências (ICC). É um espaço que favorece o diálogo permanente entre alunos, professores e funcionários da  UnB com a sociedade, promove o fortalecimento e o intercâmbio entre os projetos existentes e busca criar  novas iniciativas.

O mais antigo dos Projetos de Extensão da FAC é o SOS Imprensa, que iniciou suas atividades em 1996. Seu objetivo principal é  acompanhar e avaliar criticamente a forma e a maneira como as notícias são veiculadas. Nesse processo, levam-se em consideração questões éticas como calúnia, infâmia, injúria e principalmente o mau uso do poder que a mídia possui em nossa sociedade. 

O Programa de Extensão  Comunicação Comunitária  envolve alunos de Graduação e Pós-graduação em atividades relacionadas à Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária (Ralacoco), ao Projeto Dissonante e a ações de mobilização social, além da promoção do patrimônio artístico, cultural e histórico dentro e fora do Distrito Federal, especialmente em Planaltina, DF.

De forma conexa a disciplina de Políticas de Comunicação no programa de pós-graduação e nos cursos de graduação, a FAC tem oferecido, desde 2002, as matérias Comunicação Comunitária, Comunicação Comunitária 2 e Comunicação Comunitária 3 (Imprensa e Sociedade), que integram o Projeto de Pesquisa Comunicação Comunitária e Cidadania, registrado no CNPq.  

O Café FAC é um ciclo de eventos e atividades acadêmicas com o intuito de viabilizar um diálogo que gere conteúdo entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais. O formato do Café FAC é flexível e aberto de acordo com as necessidades de cada tema a ser debatido, podendo ser palestra, mesa redonda, oficina ou  seminário, entre outros. 

Cineclube FAC é um projeto que pretende promover o Cinema e a discussão da cultura audiovisual para a rotina de seus freqüentadores. A idéia não é apenas entreter, mas trazer cultura ao espectador, por meio de discussões com outros cineclubistas, diretores e realizadores dos filmes em sessões especiais.

Já o projeto Curtas na sala de aula objetiva exibir filmes de curta-metragem realizados por alunos e professores da FAC  em salas de aula de escolas da Rede Pública do Distrito Federal, estabelecendo uma aproximação entre cinema e educação.

O Projeto Comunicação para Sustentabilidade (Projete) realiza atividades e produtos sobre comunicação para a sustentabilidade, por meio de oficinas, e dá suporte de comunicação para projetos socioambientais. As ações do Projete estão integradas com a iniciação científica, Graduação e Pós-graduação FAC. O projeto desenvolve, também, ações no sentido da construção de uma Agenda Ambiental na FAC, a exemplo da experiência com a coleta seletiva de papel já iniciada em alguns pontos da faculdade.

 

Vejam os Projetos de Extensão  

 

Programa de Extensão Comunicação Comunitária – COMCOM

 O Programa de Comunicação Comunitária conta com três bolsistas de extensão e estudantes de graduação e pós-graduação em atividades relacionadas à Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária (Ralacoco), ao Dissonante e a ações de mobilização social, além da promoção do patrimônio artístico, cultural e histórico dentro e fora do Distrito Federal (especialmente em Planaltina, DF, junto com a rádio Utopia FM). É coordenado pelo professor Fernando Oliveira Paulino.  

Ao longo de quase dez anos, além de pesquisas que geraram livros e artigos científicos, as iniciativas produziram conteúdo audiovisual em parceria com veículos comunitários, organizações não-governamentais, GDF e Governo Federal. O material produzido está disponível em unb.br/fac/comcom e em http://www.radiotube.org.br/detalhes.php?opt=16&ord=0&crt=&us=170. O Dissonante, que oferece orientações e tecnologia necessária para levar rádio web aos aproximadamente 500 coletivos cadastrados pode ser acessado pelo portal: dissonante.org 

Situação: Vigente, renovado no DEX. Selecionado pela Comissão ad hoc CEX/DEX para indicação ao PROEXT MEC 2014.

 

 Projeto Café FAC

 O Café FAC é um ciclo de eventos e atividades acadêmicas com o intuito de viabilizar um diálogo que gere conteúdo entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais. O formato do Café FAC é flexível e aberto de acordo com as necessidades de cada tema a ser debatido, podendo ser palestra, mesa redonda, oficina, seminário, entre outros.

O público do projeto são estudantes, professores e pesquisadores da FAC e de outras instituições de ensino superior, além de profissionais de Publicidade e Comunicação Organizacional. Os professores responsáveis são Fabíola Orlando Calazans Machado (Coordenadora), Fernanda Martineli e  Gabriela Pereira de Freitas.

Situação: Vigente, formalizado no DEX.

 

 Projeto SOS Imprensa

 O SOS - Imprensa acompanha e avalia criticamente a forma e a maneira como as notícias são veiculadas, levando em consideração questões éticas como calúnia, infâmia, injúria e principalmente o mau uso do poder que a mídia possui em nossa sociedade. Iniciado em 1996, desde 2000 é um projeto de extensão contínua da FAC. O Projeto também faz parte do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas (informacaopublica.org.br).

Mais informações sobre o SOS-Imprensa podem ser encontradas em unb.br/fac/sos. O Projeto possui ainda seu blog: sosinterativo.blogspot.com e tem uma conta no twitter, cujo endereço é @sosimprensa. O público alvo do projeto são estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de comunicação e a comunidade em geral. Os professores responsáveis são Luis Martins da Silva  Fernando Paulino.

Situação: Vigente, renovado no DEX.

 

Cineclube FAC

 O Cineclube FAC é um projeto que pretende promover o cinema  a discussão da cultura audiovisual para a rotina de seus frequentadores. A idéia não é apenas entreter, mas trazer cultura ao espectador através de discussões com os outros cineclubistas e com diretores e realizadores dos filmes, em sessões especiais. Há um propósito de estimular o surgimento de um novo pólo de discussão cinematográfica no DF, envolvendo questões como  estética, linguagem e interpretação, além de trazer para o dia a dia da UnB discussões culturais aliadas ao entretenimento, dentro do ambiente de estudo dos alunos.

O público alvo do projeto são estudantes e professores interessados em arte, cinema, produção audiovisual e comunicação. O professor responsável é Gustavo de Castro. Situação: Vigente, renovado no DEX.

 

Revista Darcy

 Criada em 2009 pela administração da UnB, a Revista Darcy tem por objetivos a divulgação científica e cultural da Universidade de Brasília e de assuntos de interesse de docentes do ensino médio. Surgiu como projeto de extensão da FAC e mais informações podem ser obtidas em http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=514, pt-br.facebook.com/revistadarcy ehttp://www.revistadarcy.unb.br/

O professor responsável é Luiz Gonzaga Motta

Situação: Vigente, renovado no DEX.

 

Curtas na sala de aula

 O projeto Curtas na sala de aula tem como objetivo exibir filmes de curta-metragem realizados por alunos e professores da Faculdade de Comunicação em salas de aula de escolas da Rede Pública do Distrito Federal, estabelecendo assim uma aproximação entre cinema e educação. A utilização do audiovisual como instrumento pedagógico possibilita o debate e a reflexão de temas diversos, relacionados com a realidade dos estudantes. O cinema, mais do que mídia educativa, se insere na sala de aula como possibilidade de compartilhamento de vivências dos alunos em torno de assuntos abordados nos filmes exibidos.

O público alvo são alunos das escolas públicas do DF. A professora responsável é Denise Moraes Cavalcante.  

Em processo Situação: de formalização.

 

Projeto Comunicação para Sustentabilidade

 O Projeto Comunicação para Sustentabilidade (Projete) realiza atividades e produtos sobre comunicação para a sustentabilidade, por meio de oficinas, promovendo oficinas e oferece suporte de comunicação para projetos socioambientais. Suas ações estão integradas com a iniciação científica, graduação e pós-graduação da FAC, onde desenvolve ações com vistas  a construção de uma Agenda Ambiental na FAC, incluindo, por exemplo, a coleta seletiva de papel, já iniciada em alguns pontos da faculdade.

Em 2012, o Projete realizou a campanha "Livro é água; doe livros", lançada em 21 de março, Dia da Água, que mobilizou estudantes  para a doação de livros. Desde o início da campanha, em 2010, foram arrecadadas duas centenas de livros diversos, repassados para formação de bibliotecas em cursinhos pré-universitários de inclusão social. O projeto é coordenado pela professora Dione Moura

Situação: em processo de formalização

 

Projeto Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária

 De forma conexa à disciplina de Políticas de Comunicação no programa de pós-graduação e nos cursos de graduação, a FAC tem oferecido, desde 2002, as matérias Comunicação Comunitária, Comunicação Comunitária 2 e Comunicação Comunitária 3 (Imprensa e Sociedade), que integram o Projeto de Pesquisa “Comunicação Comunitária e Cidadania”, registrado no CNPq e o Programa de Extensão de Ação Contínua “Comunicação Comunitária” (www.fac.unb.br/comcom).

 O trabalho é desenvolvido compartilhando ensino, pesquisa e extensão com atividades dentro e fora da sala de aula, em parceria com órgãos governamentais e não-governamentais, por meio de ações de mobilização social e promoção da saúde, meio ambiente e cultura com jovens e multiplicadores locais. Entre os resultados, além da formação de cinco mestres e dois doutores, publicação de livros e participação em congressos científicos nacionais e internacionais, foram produzidos CDs com spots e DVD com vídeos sobre promoção da saúde e outros temas, a exemplo do box “Trilhas Sociais” e dos discos “Proteja-se, use camisinha” e “Tuberculose/ Hanseníase tem cura, procure se informar”.

 Além disso, foram realizados inúmeros projetos de conclusão de curso, tais como o Projeto Dissonante (www.dissonante.org), tecnologia social aberta que reúne mais de 600 coletivos no Brasil e em outros países, e o Projeto “Planaltina no Buraco do Alumínio” (www.fosfoto.com), além do Programa “Espaço Universitário”, transmitido todos os sábados na Rádio Comunitária Utopia FM (www.utopia.dissonante.org) desde 2007.

 O trabalho já contou com a participação de mais de 900 estudantes de diferentes cursos como Jornalismo, Publicidade, Audiovisual, Comunicação Organizacional, Administração, Nutrição, Biblioteconomia, Serviço Social, História, Biologia, Ciências Naturais e Medicina. Durante as atividades, os alunos estudam conceitos de políticas de comunicações, comunicação e cidadania, comunicação para mobilização social e aplicam a teoria em atividades de campo em comunidades de dentro e de fora do Distrito Federal.

 Desenvolve-se ações de mobilização social, promoção da saúde, meio ambiente e cultura com jovens junto a organizações não-governamentais, a exemplo de associações de mulheres, associação de moradores e grupos de promoção do patrimônio cultural.

 Em 2013, foram viabilizadas seis bolsas de iniciação científica para jovens estudantes de duas escolas de ensino médio parceiras. Essa iniciativa está pautada na pesquisa e na reflexão sobre políticas de comunicações e de cultura, mobilização social e promoção do patrimônio artístico e cultural em Planaltina, região administrativa do DF, anterior à transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, que conta com aproximadamente 200 mil habitantes e alta taxa de vulnerabilidade social.

Extensão