Estudantes e Professores da Faculdade de Comunicação da UnB recebem dez prêmios no Intercom Centro-Oeste 2019

Premiados se classificaram para concorrer ao Expocom Nacional que acontece em setembro  

Delegação recebeu o maior número de prêmios.

Estudantes e professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) conquistaram dez prêmios da 21ª Edição da Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Orientados por docentes da FAC-UnB, os estudantes apresentaram seus trabalhos entre 22 e 24 de maio no Congresso Regional Centro-Oeste da Intercom, em Goiânia. O Expocom é uma atividade idealizada e realizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) com o objetivo de incentivar a produção acadêmica no âmbito da graduação e laurear os melhores trabalhos produzidos anualmente.

Uma das responsáveis pela orientação e pela inscrição dos trabalhos, a professora Suelen Valente, comemorou o resultado: “Este ano tivemos um número maior de indicações: e conseguimos concorrer em várias categorias da Expocom”, afirma. Suelen felicitou o esforço de discentes e docentes: “graças ao empenho dos estudantes e de seus orientadores fomos a Universidade mais premiada do evento, com dez trabalhos vencedores”.

Os premiados na fase regional Centro-Oeste se classificaram para concorrer ao Prêmio Expocom Nacional, que acontecerá no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Federal do Pará, em Belém, de 2 a 7 de setembro de 2019.

Os(as) estudantes e professores da FAC-UnB venceram o Expocom Centro-Oeste nas categorias: Rádio, TV e Internet, Relações Públicas, Produção Transdisciplinar, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, sendo os prêmios destinados aos(às) vencedores(as) das seguintes modalidades: Programa laboratorial de áudio, Ficção em áudio e rádio, Produção audiovisual para mídias digitais, Produto de comunicação institucional audiovisual, Planejamento estratégico de Relações Públicas, Comunicação e inovação, Games, Anúncio impresso, Estratégia publicitária para mídia digital, Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo.

Para o estudante Thiago Mello, premiado na categoria Programa Laboratorial de Áudio e recém formado em Jornalismo pela FAC-UnB, participar do Congresso da Intercom e ser um dos premiados na Expocom significa concluir um ciclo de sua trajetória acadêmica com “chave de ouro”, “é uma satisfação enorme”, conta Thiago, que complementa sua reflexão explicando que, no seu caso, “a alegria em receber o prêmio deve-se, especialmente, porque o trabalho é uma série de reportagens que trata sobre inclusão social, sobre a luta contra o preconceito, sobre o respeito às diferenças, sejam elas quais forem. Evidenciar essas temáticas por meio do jornalismo, que é a profissão que escolhi para minha vida, é o meu objetivo a partir de agora. Esse prêmio mostra o quão importante é o espaço da Academia na vida de estudantes de Comunicação, e é um incentivo para que nós, comunicadores, possamos seguir firmes no propósito de informar e incentivar a reflexão sobre temas que impactam a vida social.”

Na opinião de Pedro Alencar, estudante da FAC vencedor na modalidade Produção audiovisual para mídias digitais, como Filme “Esperança Camelô”, a realização de encontros e congressos acadêmicos “pode revolucionar uma graduação”. Pedro enfatiza que em atividades como a Expocom “constrói-se uma rede de troca de conhecimentos, de produção científica e de amizades.” Ainda em sua opinião, “ser reconhecido e premiado em um evento acadêmico é um incentivo para seguir colocando nossa produção e pesquisa a serviço do que acreditamos e defender a Comunicação Social como direito humano fundamental.”

Pedro Alencar, estudante da FAC vencedor na modalidade
Produção audiovisual para mídias digitais.

Vencedores na modalidade Anúncio impresso, os estudantes Júlia Figueiredo, Clarine Ngombe, Luana Melo, Marina Machado, Wanessa Lopes e Nickson Pinheiro explicam que criaram o produto experimental para a Natura em meio à disputa presidencial do ano passado e “o maior desafio foi demonstrar que a marca não se omitia em meio aos fatos vivenciados pela sociedade brasileira, dar um recado relevante para uma sociedade que estava dividida”, ressaltam Júlia e Nickson.

Trabalho “Natura: em tempos de diferença, essência”,
vencedor na modalidade Anúncio Impresso

Danilo Alcântara, Bruna Montes e Helena Ribeiro, vencedores na modalidade Estratégia publicitária para mídia digital, contam que criaram coletivamente o produto “Lutar não é verbo de estado, é verbo de ação”, em 2018, em meio aos movimentos estudantis de paralisação, greve de servidores e terceirizados da UnB como uma resposta ao pacote de redução de investimentos. Os autores explicam que criaram a peça digital como forma de estimular a participação dos estudantes da UnB nos movimentos contra a PEC 241. “Ao fazer um jogo com o significado das palavras, o texto provoca reflexão e ação, deslocando os estudantes de qualquer passividade e transmitindo a ideia de que não podem estar sujeitos à situação imposta pelo Estado, devendo, pelo contrário, lutar e agir”, ressaltam Danilo, Bruna e Helena.

Peça digital “Lutar não é verbo de estado, é verbo de ação”,
vencedora na modalidade Estratégia publicitária para mídia digital

 

A seguir, a lista de trabalhos, estudantes e orientadores vencedores(as) na etapa Regional da Expocom Centro-Oeste:

Categoria: RÁDIO, TV E INTERNET

Modalidade: Produção audiovisual para mídias digitais

Trabalho: Filme Esperança Camelô: histórias e conflitos da profissão camelô na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília (DF)

Estudante Líder: Pedro Henrique Carvalho Alencar

Orientadora: Fernanda Martinelli

Link de acesso: https://bit.ly/2X2e8hW e https://bit.ly/2F3j8si

 

Modalidade: Programa laboratorial de áudio

Trabalho: Série radiofônica: o direito de ser diferente

Estudante Líder: Thiago Junior Nascimento Melo

Orientador: Carlos Eduardo Esch

Links de acesso: https://bit.ly/2IxLgER e https://bit.ly/2MIcON8

 

Modalidade: Ficção em áudio e rádio

Trabalho: Queima cartucho: Uma série de áudio sobre Jogos Eletrônicos

Estudante Líder: Fernando Cristino Reis

Orientador: Carlos Eduardo Esch

Link de acesso: https://bit.ly/2ICWIiJ

Categoria: RELAÇÕES PÚBLICAS

 

Modalidade: Produto de comunicação institucional audiovisual

Trabalho: A beleza que me habita: uma ação de autoestima ao corpo envelhecido e esquecido

Estudante Líder: Shayane Marques Zica, Paola Oliveira e a Gabriela Tyemi

Orientadora: Fabíola Orlando Calazans Machado

Link de acesso: https://bit.ly/2F3eqKZ

 

Modalidade: Comunicação e inovação

Trabalho: Utopicidade: triunfo da trajetória ao contrário

Estudante Líder: Letícia Vieira Lima Cavalcante

Orientadora: Celia Matsunaga Higawa

Links de acesso: https://bit.ly/2F3ohAqe e https://bit.ly/2wLjfEt

 

Modalidade: Planejamento estratégico de Relações Públicas

Trabalho: Planejamento Estratégico de criação de uma organização estudantil internacional na UnB

Estudante Líder: Luiza Helena Fortes de Mesquita

Orientador: Edmundo Brandão Dantas

Categoria: PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

Modalidade: Games

Trabalho: Quiz: Quem é você na greve dos caminhoneiros?

Estudante Líder: Melissa Maria de Oliveira Duarte

Equipe de trabalho: Melissa Maria de Oliveira Duarte e Iara de Jesus dos Santos

Orientadores: Fernando Oliveira Paulino e Sérgio Ribeiro

Links de acesso: https://bit.ly/2KdijBd

 

Categoria: JORNALISMO

Modalidade: Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo

Trabalho: Telejornal Campus: experiência multitela na cobertura jornalística

Estudante Líder: Thifany Batista de Freitas

Equipe de Trabalho: Thifany Batista de Freitas; Ester Cezar da Silva; Melissa Maria de Oliveira Duarte; Rebeca Borges Silva e Roberta Chaves Pissutti

Orientadora: Letícia Renault

Links de acesso: https://bit.ly/2I85Hcm , https://bit.ly/2WyZvTM , https://bit.ly/2R6R5gc , https://bit.ly/31m8AxT

 

Categoria: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Modalidade: Anúncio impresso

Trabalho: Natura: em tempos de diferença, essência

Estudante Líder: Júlia de Aquino Figueiredo, Clarine Ngombe, Luana Melo, Marina Machado, Nickson Barros Pinheiro e Wanessa de Oliveira Lopes

Orientadora: Suelen Brandes Marques Valente

 

Modalidade: Estratégia publicitária para mídia digital

Trabalho: Lutar não é verbo de estado, é verbo de ação

Estudante Líder: Danilo Alcântara Santos, Bruna Montes Neves e Helena Cristina Ribeiro Silva

Orientadora: Suelen Brandes Marques Valente