Estudantes

 

 

DECLARAÇÃO DE ALUNO REGULAR/HISTÓRICO/GRADE HORÁRIA


O QUE É

São documentos requisitados para realização de estágios, concessão de passe estudantil, participação em projetos de iniciação científica, dentre outros.

A Declaração de Aluno Regular precisa ser requisitada à Secretaria, uma vez que somente os seus servidores possuem autorização para concedê-la. A Grade Horária e o Histórico Escolar estão disponíveis na página do Matrícula Web de cada estudante.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS

Caso se faça necessário a obtenção desses documentos com a assinatura da faculdade, o estudante deverá se dirigir ao balcão de atendimento da secretaria e solicitar a impressão e carimbo dos mesmos.

Atenção: A Secretaria tem 24h após a solicitação para disponibilizar os documentos.


INCLUSÃO/RETIRADA DE MATRÍCULA


O QUE É

Processo através do qual o estudante, após o período de matrícula online feito pelo Matrícula Web, inclui ou retira disciplinas presencialmente, via departamento.

Passado o período disponível para incluir ou retirar disciplinas presencialmente, é possível trancar matérias através da página pessoal de cada aluno no Matrícula Web.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS

Para requisitar a inclusão de matrícula em uma disciplina após o período de matrículas online, o estudante deve preencher a solicitação de inclusão e entregá-la à Secretaria da Faculdade.

Cada caso é examinado individualmente, entretanto, a matrícula ocorre de acordo com a demanda de cada departamento e disciplina. Para requisitar a retirada de matrícula em uma disciplina, basta que o estudante faça tal à Secretaria.

Atenção: Os pedidos de retirada ou inclusão de matrículas no departamento acontecem em período determinado, uma vez por semestre.

DOCUMENTAÇÃO


PEDIDO DE MONITORIA


O QUE É

Solicitação requisitada pelos estudantes que desejem ser monitores de disciplinas.
Atualmente, há dois tipos de monitoria:

  • A voluntária, que concede 02 créditos ao final do semestre;
  • A remunerada, que concede uma parcela única de R$ 200,00.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS

Para se tornar monitor de uma disciplina, o estudante deve entrar em contato com o professor da matéria em questão. Se o professor consentir, o estudante preencher formulário assinado pelo professor titular da disciplina e o entrega à Secretaria.

DOCUMENTAÇÃO

 


PROJETO FINAL/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)


O QUE É

O TCC é o trabalho entregue pelo estudante ao final do curso de graduação – em formato de monografia ou memorial de produto -, pré-requisito para a formatura em todos os departamentos da Faculdade de Comunicação.

Ao fazer o TCC, o estudante é orientado por um professor a sua escolha, de acordo com o tema do trabalho e linha de pesquisa do docente. Ao final do processo, o projeto é submetido à apreciação de uma banca, que o aprova ou reprova.

Atenção: a matrícula na disciplina de Projeto Final/Trabalho de Conclusão de Curso é feita diretamente na Secretaria da FAC.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS

Ao entrar na fase final do TCC, o estudante deve se atentar aos documentos exigidos pela Secretaria e aos prazos para a entrega de cada um. Já na metade do semestre é preciso fornecer o nome provisório do projeto. Mais tarde, deve assinar um termo de compromisso contendo os participantes da banca de avaliação, o dia e sala desejados, além de informar se haverá necessidade de equipamento extra ou não no dia da apresentação.

Ao final da apresentação do TCC, caso o estudante seja aprovado, deve entregar uma versão impressa e outra digital do trabalho à Secretaria – posteriormente incluída no banco de monografias da Biblioteca Central. O aluno precisa ainda entregar o Termo de Liberação de Responsabilidade – conhecido como “nada consta” – e o formulário de autorização da Biblioteca Digital de Monografias.

DOCUMENTAÇÃO


RESERVA DE SALA DE AULA E AUDITÓRIO


O QUE É

Documento que garante a reserva de espaço da Faculdade de Comunicação, mediante agendamento prévio, para estudantes ou docentes que necessitem dele para desenvolvimento de trabalhos e/ou projetos ou eventos.

Todas as salas de aula e o auditório da FAC podem ser reservados, desde que os dias e horários não coincidam com as atividades regularmente realizadas nestes locais.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS

Para reservar uma sala ou o auditório, o interessado deve se dirigir à Secretaria da Faculdade, explicar a necessidade do espaço e preencher o relatório de reserva, que será analisado pela Diretoria e Coordenação da FAC.

A reserva deve ser solicitada:

  • Salas de aula: 02 dias de antecedência
  • Auditório: 15 dias de antecedência.

Atenção: A reserva está sujeita à disponibilidade da Faculdade.

DOCUMENTAÇÃO

EM BREVE.


RESOLUÇÃO DE ESTÁGIO


O QUE É

São as normas, criadas pela Faculdade de Comunicação, para estabelecer critérios mínimos de conhecimento, que possibilitem ao estudante pleno proveito e desempenho durante o estágio.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS

ETAPA 1: o estudante deve ter em mãos o Termo de Compromisso de Estágio assinado pela empresa contratante, CIEE ou órgão associado com a Universidade de Brasília.

ETAPA 2: o mesmo deve entregar o Termo na secretaria da Faculdade, para que o chefe de departamento e coordenador do curso em questão analisem o plano de atividades apresentado, no intuito de averiguar se este coincide com a proposta do curso.

ETAPA 3: por último, deve-se entregar o termo previamente assinado pela empresa e pelo departamento à Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA), situada no térreo da Reitoria, onde se darão os procedimentos finais.

DOCUMENTAÇÃO


REVISÃO DE MENÇÃO


O QUE É

É uma ferramenta desenvolvida pela Universidade de Brasília, que permite ao estudante que se sente insatisfeito ou injustiçado com a sua menção ao final do semestre, recorrer ao professor da disciplina para que este a reveja, através de um meio formal.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS

Para requisitar a revisão, o estudante deve entregar o Formulário de Solicitação de Revisão de Menção preenchido na secretaria da Faculdade. Nele deverá conter a justificativa do estudante para a alteração da menção.

Então, o formulário será encaminhado ao professor, que poderá acatar ou não a justificativa do estudante:

  • Caso o professor acate, será feito um processo interno para mudança da menção;
  • Em caso negativo, o estudante tem duas alternativas:
    – Aceitar a menção atual;
    – Entrar com recurso específico na secretaria.

DOCUMENTAÇÃO