Estrutura

Estrutura Organizacional e de Laboratórios

A Faculdade de Comunicação possui uma estrutura organizacional composta por dois Departamentos do curso diurno: Audiovisuais e Publicidade, com as habilitações Audiovisual e Publicidade e Propaganda, e o de Jornalismo, com a habilitação Jornalismo. Existem as Coordenações de Graduação, Pós-graduação, Extensão. Projetos Finais, de Laboratórios e de Assuntos Pedagógicos.

Há ainda uma Coordenação do curso noturno Comunicação Social/Comunicação Organizacional, que atende especificamente a esta habilitação. As Coordenações de Extensão e de Pós-Graduação também atendem ao curso noturno.

À Direção da FAC compete promover a articulação das atividades dos órgãos integrantes da Unidade e centralizar a estrutura administrativa e financeira, enquanto cabe aos Departamentos e Coordenações a execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Com o objetivo de gerir todos os processos administrativos relacionados com o controle acadêmico, incluindo a matrícula em disciplinas, a Coordenação de Graduação atua diretamente junto aos alunos matriculados nas habilitações Audiovisual, Jornalismo, Publicidade. No período noturno essa atribuição é da Coordenação do próprio curso. Na Pós-Graduação, a coordenação é responsável pelo acompanhamento acadêmico, promoção e desenvolvimento das linhas de pesquisa.

Na FAC são instâncias de deliberação sobre a gestão administrativa e acadêmica o Conselho da Faculdade, os Colegiados de Jornalismo, de Audiovisual e Publicidade, de Comunicação Organizacional o Colegiado da Pós-Graduação. A organização acadêmica administrativa da Faculdade de Comunicação está definida em seu regimento interno, em acordo com o estatuto e regimento da UnB.

Espaço físico e de Laboratórios

A FAC possui um espaço físico com cerca de 3.300 m² de área construída. São 12 salas de aula, 18 salas de professores, estúdios, laboratórios, um auditório, uma sala de extensão e o espaço de convivência onde os alunos e professores podem conversar, discutir idéias, projetos e estudar. Em todos os espaços da Faculdade está disponível o acesso on line à internet pelo sistema wriless.

Parte importante da estrutura organizacional e de apoio, os laboratórios de ensino oferecem suporte técnico para várias disciplinas práticas, que têm como resultado final produtos impressos, on line, em áudio e vídeo. Todos os laboratórios especializados da FAC são compartilhados por suas três habilitações diurnas e a habilitação noturna, que recebem também o suporte e orientação de técnicos especializados.

Com uma área de 100 m², o laboratório de rádio (áudio) possui quatro salas: cabine de gravação, sala de operação de equipamento, sala de ilhas de edição não-linear e sala de discos e almoxarifado. Dispõe de equipamentos analógicos e digitais de última geração que permitem realizar trabalhos em áudio de qualquer natureza, incluindo produção de musical. Além disso, possui três ilhas de edição não-linear conectadas em rede interna com a estação digital do estúdio principal que são operadas pelos alunos para edição de matérias jornalísticas.

O Laboratório de Fotografia ocupa uma área de 60 m² distribuídos em 01 sala de revelação, 01 sala de ampliação, 01 sala de preparação de química, 01 sala de lavagem de fotos, 01 recepção, 01 sala de equipamentos, 01 almoxarifado. Dispõe de 45 câmeras fotográficas analógicas e digitais para empréstimo aos alunos.

O Laboratório de Edição Audiovisual está situado numa área de 51 m², possui 08 salas distribuídas em 01 sala de off, 01 coordenação, 06 salas de edição, sendo que em cada uma delas há uma estação de edição não linear. Na FAC há um estúdio para gravações de filmes e vídeos e telejornais (estúdio A) com 75 m², um almoxarifado de 25 m² e outro de produção fotográfica (estúdio B), com 66 metros quadrados. São 18 câmeras desde DVCAM a DVCPRO digitais, utilizados pelos alunos em trabalhos de disciplinas e projetos finais de curso.

O laboratório de Jornalismo da FAC tem 200 m², com 12 estações de trabalho, 36 computadores para repórteres e redatores e 4 estações de diagramação, local onde são produzidos um jornal quinzenal, uma revista semestral e um jornal online de atualização diária. O Laboratório de Publicidade e Propaganda, com 125 m², tem 22 computadores, uma impressora plotter para médios e grandes formatos, além de outros equipamentos, onde alunos do bloco de Publicidade, no quinto semestre, produzem campanhas e peças publicitárias.

O laboratório de informática ocupa uma área de 48 m² e dispõe de 32 computadores com acesso a Internet e softwares de diagramação, local onde são ministradas disciplinas como Planejamento Gráfico, Introdução à Fotografia, Fotojornalismo e Técnicas de Jornalismo, entre outras. No total, a FAC possui 210 computadores e uma dezena de impressoras em todas suas instalações, incluindo salas de aulas com data show, salas de professores, auditório e espaços administrativos.

Montados com equipamentos modernos e de última geração, os laboratórios didáticos especializados da FAC asseguram uma produção diversificada e de qualidade. Os alunos da FAC produzem desde jornais digitais disponibilizados em sites próprios, impressos, até campanhas publicitárias, projetos de planejamento e gestão em comunicação, programas telejornalísticos e em áudio e vídeo.