Comunicação Organizacional

Comunicação Organizacional

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No decorrer de 2008 e princípio de 2009 foram realizadas discussões entre professores da FAC, com a participação de representantes de estudantes, sobre a implantação do curso noturno em Comunicação, no âmbito do REUNI. Nessas discussões, foi amplamente majoritária a posição de que a Faculdade não deveria simplesmente repetir no curso noturno as três habilitações ou mesmo apenas uma das habilitações do curso diurno, mas criar algo novo na instituição e somente uma habilitação.

Ficou definido que o curso noturno terá um projeto pedagógico semelhante ao das habilitações diurnas, para manter a homogeneidade do ensino na Faculdade como um todo. Assim, há no curso conjuntos de disciplinas teóricas relacionadas às áreas de conhecimento da Comunicação, às teorias e prática do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda, do Audiovisual e de Relações Públicas, assim como disciplinas relacionadas ao planejamento e gestão da Comunicação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

As discussões que resultaram na proposta do curso noturno partiram do princípio de que há uma demanda crescente no mercado de trabalho por profissionais que, além de uma boa formação teórica e técnica, sejam capazes de planejar, formular estratégias e gerir projetos de Comunicação em consonância com a responsabilidade social, as questões éticas, profissionais e as demandas da sociedade como um todo.

A denominação Comunicação Organizacional para o novo curso foi escolhida tendo em visa que expressa hoje no Brasil, Estados Unidos e países europeus, entre outros, as atribuições, funções e técnicas de Comunicação utilizadas por organizações, empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor no mercado de trabalho. Trata-se de um campo de conhecimento específico, com suas teorias e técnicas, que também vem ampliando seus espaços no campo da pesquisa acadêmica.

Dessa forma, o currículo do novo curso tem uma série de disciplinas relacionadas ao campo geral da Comunicação e outras específicas de Comunicação Organizacional. Além disso, cerca de um terço do currículo é formado por disciplinas optativas e de módulo livre, para que o estudante possa construir sua formação acadêmica complementar por conta própria, cursando, para isso, disciplinas optativas do próprio curso noturno, das habilitações diurnas da FAC ou outras unidades da UnB.

Entendemos, assim, que o curso de Comunicação Organizacional está em sintonia com uma realidade do mercado profissional e acadêmico e é, inclusive, o primeiro curso regular de graduação com esta denominação no Distrito Federal. Além disso, abre uma nova perspectiva para formação de profissionais de Comunicação na UnB em uma área diferente daquelas já oferecidas pelo curso diurno.

O curso

O currículo do curso Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da UnB foi elaborado com base no projeto pedagógico do curso de Comunicação diurno e suas três habilitações (Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda), cujos currículos, com base nesse projeto, foram implantados em 2003 e revistos em 2008. Dessa forma, o projeto pedagógico do curso noturno é praticamente o mesmo do curso diurno, com pequena alteração, tendo em vista que se trata de uma nova e única habilitação, diferente, portanto, das existentes no período diurno.

Essa pequena alteração no projeto refere-se ao conjunto das chamadas Disciplinas Ambientais, destinadas a todos os alunos de Comunicação diurno, e as Disciplinas Locais, específicas de cada uma das habilitações, em harmonia com as disciplinas ambientais. No caso do curso noturno, não há essa distinção absoluta, já que é apenas uma habilitação, mas há semelhanças, procurando-se manter a harmonia entre ao que se pode chamar de disciplinas práticas e teóricas.

O projeto pedagógico tem a opção por uma formação que pressupõe a criação de um espaço coletivo de reflexão, crescimento e descoberta. Em linhas gerais, o trabalho teve com referência os saberes necessários à prática educativa, especialmente formulados na Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.

A denominação Comunicação Organizacional para a habilitação do curso noturno foi aprovada após discussões sobre vários nomes possíveis. Entendemos que é uma denominação que cabe perfeitamente nas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, que busca manter um padrão básico de referência para todas as instituições que mantenham Cursos de Graduação em Comunicação com habilitações em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Radialismo, Editoração, ou outras habilitações pertinentes ao campo da Comunicação que venham a ser criadas.

O nome Comunicação Organizacional expressa hoje no Brasil, Estados Unidos e países europeus, entre outros, as atribuições, funções e técnicas de Comunicação utilizadas por organizações, empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor no mercado de trabalho. Trata-se de um campo de conhecimento específico, com suas teorias e técnicas.

O Egresso

O perfil específico do egresso do Curso de Comunicação Organizacional, assim, se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa ligadas aos campos mais tradicionais da Comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Audiovisual, como definem as Diretrizes Curriculares. Além disso, se caracteriza por conhecimentos, atribuições, funções e técnicas relacionados a atividades das organizações públicas e privadas, bem como das instituições do terceiro setor, com forte ênfase em elaboração de Políticas de Comunicação, Planejamento e Gestão em Comunicação.

Dessa forma o perfil do egresso em Comunicação Organizacional se caracteriza:

1. Domínio dos princípios básicos e das técnicas e produção para as mídias tradicionais e novas mídias;
2. Capacidade de elaborar diagnósticos, prognósticos, planejamento e estabelecer as de Comunicação com os diversos públicos das organizações e instituições;
3. Capacidade para fazer a gestão das políticas de Comunicação nas organizações, para integrar esta política, seus projetos e programas com o planejamento geral, assim como com outras áreas dessas organizações e para gerir e estabelecer práticas de relacionamento com os diversos públicos, utilizando os instrumentos de Comunicação;
4. Capacidade para avaliar a política de Comunicação das organizações, utilizando as técnicas e instrumentos próprios de avaliação e para propor mudanças, justificando-as com base nos conhecimentos específicos da área, considerando a ética profissional e os aspectos socioeconômicos e culturais do ambiente organizacional interno e externo.

5. Capacidade de planejar, gerir e tomar decisões profissionais sobre campanhas, projetos e atividades da área de Comunicação das empresas.

Competências e Habilidades

Com base nas Diretrizes Curriculares, o egresso do Curso de Comunicação Organizacional deve ter competências e habilidades gerais do campo da Comunicação, a saber:

1. Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;
2. Usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade;
3. Posicionar-se de modo ético político;
4. Dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica;
5. Experimentar e inovar no uso destas linguagens;
6. Refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da Comunicação;
7. Ter competência no uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área.

Esse conjunto de competências e habilidades específicas se caracterizam por:
1. Dominar técnicas e ferramentas utilizadas nos vários processos de Comunicação Organizacional;
2. Elaborar projetos e/ou produtos dos diversos campos da Comunicação, a exemplo do jornalismo, publicidade e audiovisual;
3. Elaborar e executar planos e projetos na área de Comunicação Organizacional para organizações públicas, privadas e do terceiro setor de diversos portes;
4. Elaborar e executar projetos de pesquisa relacionados à Comunicação Organizacional levando em conta aspectos sociais, econômicos, políticos e éticos;
5. Desempenhar cargos e funções de direção, administração, gerência e assessoria em organizações da área de Comunicação.

Fluxograma

O curso de Comunicação Social Noturno, habilitação Comunicação Organizacional, tem um total de 186 créditos, distribuídos em várias disciplinas, ou 2.700 horas-aulas, cumpridas em, no mínimo oito semestres, e no máximo 14 semestres. Do total, 130 são créditos obrigatórios, até 24 créditos de módulo livre e o restante de créditos optativos.

As disciplinas são oferecidas de forma a manter uma sequência equilibrada, harmônica e lógica dos conteúdos curriculares e do período de formação acadêmica do aluno, do qual integram disciplinas optativas e de módulo livre flexibilidade e caminhos alternativos para integralizar seu currículo.

**  Fluxograma do Curso de Comunicação Organizacional
**  Projeto Pedagógico de Curso ‐ PPC Comunicação Social –  Habilitação: Comunicação Organizacional

Disciplinas/ Créditos

1º Período
Ética, Legislação e Responsabilidade Social (4)
Linguagens da Comunicação 1 (4)
Introdução ao Planejamento (4)
Introdução às Teorias da Comunicação (00)
Introdução ao Marketing (4)

2º Período
Metodologia de Pesquisa em Comunicação (4)
Produção e Edição de Imagens (4)
Linguagens da Comunicação 2 (4)
Planejamento em Comunicação (4)
Teorias da Comunicação Organizacional (4)

3º Período
Políticas de Comunicação, Sociedade e Cidadania (4)
Técnicas de Jornalismo Impresso e On-Line (4)
Planejamento Gráfico e Visual (4)
Gestão Em Comunicação (4)

4º Período
Planejamento e Gestão em Marketing (4)
Instrumentos da Comunicação Organizacional (4)
Criação em Comunicação e Publicidade (4)
Técnica de Jornalismo em Rádio e TV (4)

5º Período
Planej. Gestão Org. Públicas Priv. Terc. Setor (8)
Pesquisa em Opinião e Mercado (4)
Roteiro, Produção e Direção WRTV (4)

6º Período
Avaliação em Projetos de Comunicação (4)
Gestão Estrat. para a Sociedade (4)
Planejamento Gestão em Web (4)
Formatação Ger. de Projetos em Comunicação (4)

7º Período
Pré-Projeto de TCC (4)
Assessoria Consultoria de Comunicação (12)

8º Período
Trabalho de conclusão de curso – TCC (10)