Audiovisual

Audiovisual

Habilitação

O objetivo da habilitação Audiovisual é formar profissionais habilitados a desenvolverem processo de criação, produção e realização de produtos audiovisuais, tanto para mídia sonora, TV, vídeo e cinema como para outros meios audiovisuais digitais disponíveis com o advento das novas tecnologias de comunicação.
O currículo da habilitação é constituído por disciplinas que, no conjunto, proporcionam ao aluno o domínio da linguagem audiovisual.

A formação oferecida rompe com os currículos articulados no sentido de prover ao aluno instrumentação técnica e teórica direcionada ao exercício de determinadas funções dentro das empresas tradicionais de comunicação.

A complexidade do audiovisual na atualidade desafia no sentido de favorecer não ao entendimento do audiovisual sob os vários aspectos da linguagem, da tecnologia e do mercado seja para quem for atuar em meios de comunicação tradicionais ou em produtoras independentes.

As disciplinas de cunho profissional não são meramente instrumentalizadoras, ou seja, informativas sobre técnicas a respeito de um processo do tipo “saiba como fazer”. Pressupõem conhecer a operacionalidade dos recursos técnicos mas, também, se quer buscar interfaces e inter-relações com o conhecimento teórico sobre o processo comunicativo.

A estrutura curricular é orgânica e flexível, articulada em eixos que agregam conhecimentos teóricos e profissionais. Essa articulação se por meio de laboratórios onde o aluno vivencia de forma dinâmica, crítica e integrada as várias etapas do processo de produção audiovisual. A habilitação tem um espaço dinâmico que permite a atualização constante de conteúdos por meio da realização de seminários avançados em audiovisual.

Os seminários acontecem na forma de palestras, debates e mesas redondas com profissionais da área, pesquisadores e professores de outras universidades.

Egresso

A base conceitual da habilitação é a compreensão total da linguagem audiovisual enquanto expressão comunicativa sob seus aspectos técnicos, estéticos, éticos, culturais, sociológicos e mercadológicos. Nesse sentido, pretende-se que o egresso seja capaz de: Desenvolver atividades de criação, produção, estruturação, formatação, direção e programação de produtos em áudio, TV, cinema e outras mídias audiovisuais digitais nas suas formulações diversas, seja documentárias, de narração, musicais, descritivas e expositivas, educativas;

Ter domínio técnico, estético e de procedimentos expressivos pertinentes a essa elaboração audiovisual, de modo a obter os resultados objetivados no que se refere tanto às relações com as realidades abordadas, como às características expressivas dos produtos e à interação destes com seu público;

Realizar trabalho em qualquer tipo de empresa de comunicação (privada, pública, independente, governamental ou não-governamental) que trabalhe com a linguagem audiovisual, desenvolvendo atividades caracterizadas pela criação, produção, desenvolvimento e interpretação de materiais audiovisuais;

Atuar em empresas ou instituições de ensino e pesquisa do audiovisual;

Ter iniciativa e participar da discussão pública sobre a criação cinematográfica, videográfica, televisa e sonora no país e no mundo, através de estudos críticos e interpretativos sobre os produtos audiovisuais.

Competências e Habilidades

O currículo da habilitação Audiovisual foi organizado com o propósito de formar profissionais que sejam capazes de: Desempenhar atividades na realização de produtos audiovisuais em suas especialidades criativas, tais como: formatar projetos, escrever originais ou roteiros para realização de projetos em cinema, vídeo, televisão, rádio e outras mídias audiovisuais digitais; adaptar originais de terceiros; planejar e executar atividades de captação de sons e imagens, responder pela direção, produção, divulgação e transmissão de produtos audiovisuais; editar e finalizar programas audiovisuais analógicos ou digitais; desempenhar atividades na geração e disseminação de produtos audiovisuais em suas especialidades de gestão, como produção, distribuição, exibição, divulgação, e outras atividades relacionadas; dominar as linguagens e gêneros relacionados às criações audiovisuais, percebendo-os como espaços abertos à experimentação e à constante renovação; interpretar, analisar, explicar e contextualizar a linguagem audiovisual, em diferentes meios, formatos e modalidades de comunicação; inovar e propor alternativas criativas e mercadológicas para a produção de filmes, vídeos, programas de TV e áudio para diferentes plataformas ou mídias; articular as práticas em audiovisual, em seus aspectos técnicos e conceituais, à produção científica, artística e tecnológica que caracteriza a cultura, e o exercício do pensamento em seus aspectos estéticos, éticos e políticos; assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à criação, produção e circulação cultural de produtos audiovisuais.

Fluxograma

A habilitação Audiovisual tem 186 créditos, sendo 52 créditos de disciplinas ambientais obrigatórias, 78 créditos de disciplinas locais obrigatórias e 56 créditos de disciplinas optativas (entre locais, ambientais e módulo livre).

Em dois momentos do curriculo, o aluno tem a oportunidade de produzir vídeos, filmes, programas de TV ou de rádio.

No quinto semestre participar do primeiro bloco de disciplinas de produção: Argumento e Roteiro, Oficina de Argumento e Roteiro, Direção, Produção, Fotografia e Iluminação, Som, Edição e Montagem. Nesse etapa, o aluno pode produzir um documentário ou vídeo.

No sexto semestre é oferecida a disciplina Laboratório de Realização, com 14 créditos, que permite ao aluno vivenciar na prática a produção de um produto audiovisual. Nessa etapa o aluno pode realizar um documentário em vídeo para os que optarem por aprofundar sua formação em cinema e vídeo; um programa de televisão ou um vídeo, para os que optarem por uma formação em televisão e vídeo; ou uma série de programas em áudio para os que optarem pela área de realização radiofônica.

** Fluxograma do Curso de Audiovisual

Conheça a grade curricular e o programa das disciplinas da habilitação:

Disciplinas / Créditos

1º Período
Fundamentos de Comunicação Visual  (4)
Oficina de Texto(2)
Introdução à Comunicação (4)
Oficina Básica de Audiovisual(4)
Comunicação e Universidade (2)

2º Período
História do Cinema (4)
Linguagem Cinematográfica Audiovisual (4)
Teoria da Comunicação (4)
Introdução à Fotografia (4)
Obrigatória Ambiental Seletiva (4)
Ética na Comunicação (2)

3º Período
Cinema Brasileiro (4)
Tecnologias de Comunicação (2)
Métodos e Técnicas da Pesquisa em Comunicação (4)
Introdução a Linguagem Sonora (4)
Teoria Estética Cinema Audiovisual (4)

4º Período
Documentário 1 (2)
Estética da Comunicação (4)
Argumento e Roteiro (4)
Roteiro, Produção e Realização em Áudio (4)
Direção de Atores (4)

5º Período
Direção (2)
Produção (2)
Fotografia e Iluminação 1 (2)
Som 1 (4)
Edição e Montagem (2)
Oficina de Argumento e Roteiro (2)
Documentário 2 (4)

6º Período
Edição e montagem 2 (4)
Fotografia e Iluminação 2 (2)
Som 2 (2)
Produção 2 (2)
Direção em Audiovisual 2 (4)

7º Período
Legislação, desenvolvimento e produção de projetos (2)
Políticas de Comunicação (4)
Pré-Projeto em Audiovisual (4)
Obrigatória Ambiental Seletiva (4)

8º Período
Projeto Experimental (6)
Comunicação e Sociedade (4)